Publicado em: 10 de julho de 2025
Segundo a prefeitura, redução está associada a ações de segurança, como câmeras, biometria facial e menor uso de dinheiro
ARTHUR FERRARI
Dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) apontam que o número de assaltos a ônibus em Manaus (AM) caiu de 130, em junho de 2021, para 13 ocorrências no mesmo mês de 2025. A diferença representa uma redução de 1.000% no comparativo entre os dois períodos.
A diminuição está relacionada a um conjunto de medidas adotadas desde 2021. Entre elas estão a instalação de câmeras de segurança em toda a frota do transporte coletivo, a implantação de biometria facial nos veículos e o incentivo ao uso de cartões no lugar de dinheiro em espécie. De acordo com o município, estas ações fazem parte de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).
Houve também reforço da presença da Guarda Municipal nos terminais, além de patrulhamento por parte da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) em linhas com maior histórico de ocorrências.
Segundo a prefeitura, a utilização de dinheiro para pagamento de passagens caiu de 32% para 12% desde a implementação das novas ferramentas de bilhetagem. O objetivo é reduzir os riscos associados ao manuseio de valores em espécie no interior dos coletivos.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte