Publicado em: 10 de julho de 2025
De acordo com empresa de transportes, um dos casos ocorreu no dia 30 de junho e outro nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
Em 10 dias, duas vans do serviço Atende, do sistema de transportes coletivos da cidade de São Paulo, tiveram vidros quebrados a pedradas na zona Norte.
Os veículos pertencem a Norte Buss, empresa integrante do consórcio Noroeste.
O Serviço Atende é destinado a pessoas com grau severo de deficiência, muitas que possuem dificuldade até mesmo de utilizar os equipamentos de acessibilidade dos ônibus comuns.
A operação destas vans é de responsabilidade das empresas de ônibus do subsistema local (dos bairros) cujo gerenciamento é da SPTrans (São Paulo Transporte), a exemplo das linhas convencionais de transporte coletivo.
De acordo com a companhia de transportes, um dos casos ocorreu por volta de 10h desta quinta-feira, 10 de julho de 2025, na Avenida Deputado Cantídio Sampaio, próximo do número 1457, na região da Vila Penteado.
Imagens do circuito interno do veículo, às quais o Diário do Transporte teve acesso, mostram o momento que é possível ouvir um forte barulho.
Segundo os passageiros, inclusive em cadeira rodas, foi uma pedrada, lançada por um homem enquanto a van estava em movimento.
Uma passageira até tentar interagir com o homem e diz: “vou chamar a Polícia pra você, quebrou o vidro”.
O suspeito fugiu e ninguém ficou ferido. A van atingida tem o prefixo 1 6834.
A imagem mostra um pouco do homem correndo.
O outro caso ocorreu no dia 30 de junho de 2025, na Rua Pascoal da Costa, perto do número 04, na Vila Albertina, região da Freguesia do Ó.
Segundo a empresa, o motorista parou para verificar um problema no extintor de incêndio do veículo quando o vidro traseiro foi atingido por uma pedrada.
Além do vídeo de monitoramento, o Diário do Transporte obteve as imagens feitas pelo motorista logo em seguida, mostrando um suspeito correndo após a ação.
O Diário do Transporte também obteve o relato do motorista que diz que foi pego de surpresa.
O veículo estava vazio e ninguém se feriu ou foi preso.
Em nota, a SPTrans contabilizou na relação de ataques dos últimos dias a veículos de transportes coletivos na cidade de São Paulo, a ocorrência com a van desta quinta-feira, 10 de julho de 2025, quando
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbana Transporte (SMT) e a SPTrans reiteram o repúdio aos atos de vandalismo registrados no sistema de transporte e seguem fornecendo todas as informações necessárias para auxiliar nas investigações. Desde o 12 de junho, as empresas operadoras relataram que 342 veículos do sistema municipal foram depredados, sendo 3 nesta quinta-feira (10). Neste número está inclusa a comunicação da Norte Buss de que uma van operando o serviço Atende+ foi alvo de vandalismo. Os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade.
A SPTrans reforça a orientação para que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações e formalizem as ocorrências junto às autoridades policiais. Cabe ressaltar que a empresa é obrigada a encaminhar o veículo para manutenção, substituindo-o por outro da reserva técnica, que realizará a próxima viagem programada, garantindo a continuidade do serviço prestado aos passageiros. Caso isso não ocorra, a empresa é penalizada pela viagem não realizada.