Publicado em: 10 de julho de 2025
Valor máximo estimado para execução da obra é de pouco mais de R$ 48 milhões; projeto prevê três plataformas e 22 pontos de parada em área de 9.920 m²
ARTHUR FERRARI
Curitiba (PR) deu início nesta quinta-feira (10) ao processo licitatório para a construção de um novo terminal de ônibus no bairro Capão da Imbuia. A iniciativa prevê a substituição da estrutura atual por um equipamento maior, localizado em terreno próximo à Rua da Cidadania do Cajuru, com previsão de beneficiar mais de 100 mil usuários do transporte público.
A contratação será realizada por meio de concorrência pública eletrônica e será vencida pela proposta de menor custo. O valor estimado da obra é de R$ 48.126.219,11, com exigência de garantia correspondente a 1% do total. O prazo para envio das propostas segue até as 10h do dia 8 de agosto, com abertura de lances entre 10h10 e 10h40, exclusivamente via plataforma oficial da prefeitura.
Com três plataformas e 22 pontos de parada simultâneos, a nova instalação terá capacidade para atender 49.123 passageiros por dia útil, em 16 linhas distintas — aumento de quase 25% em relação à estrutura atual, que opera com 11 linhas e atende 39.369 pessoas diariamente.
A área construída totalizará 9.920 m², distribuída entre as ruas Professora Olga Balster e Professor Nivaldo Braga. A obra também incluirá melhorias no entorno urbano, como vias de acesso e um bicicletário.
O projeto integra a expansão do sistema BRT Ligeirão Leste/Oeste, parte do plano de mobilidade sustentável da cidade, que inclui a futura operação de ônibus elétricos entre Pinhais e o Terminal CIC Norte.
As regras do certame estão disponíveis nos sites www.e-compras.curitiba.pr.gov.br e www.gov.br/pncp/pt-br.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte