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Justiça do RJ garante acesso simplificado à gratuidade do transporte para idosos


Pessoas com 65 anos ou mais precisam apenas de um documento de identificação com foto para garantir acesso ao sistema municipal, sem necessidade de bilhetagem específica; uso do RioCard também foi preservado

ALEXANDRE PELEGI

Uma importante decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro simplificou o acesso de idosos à gratuidade do transporte público na cidade.

O Tribunal de Justiça do Estado, através da 18ª Câmara de Direito Público, proferiu a decisão nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, referente a um Agravo de Instrumento que questionava os efeitos de uma ação civil pública anterior, a qual poderia comprometer o serviço essencial de transporte para a população idosa.

O principal ponto é a garantia de que pessoas com 65 anos ou mais precisam apenas de um documento de identificação com foto para ter acesso simplificado à gratuidade no transporte público coletivo urbano e semiurbano (regular, não seletivo ou especial). Isso significa que não é necessário ter um cartão específico de bilhetagem, como o RioCard, ou qualquer outro comprovante de gratuidade. Basta apresentar um documento pessoal oficial com foto que comprove a idade ao ingressar no transporte. Este direito está garantido pelo artigo 39 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). Ou seja, permite que desta forma os idosos continuem possam acessar os diversos meios de transporte público da cidade, como ônibus, BRTs, VLTs e outros serviços geridos pela administração municipal

Além da facilidade de acesso via documento, a decisão da 18ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro também determinou a manutenção do sistema RioCard para os idosos, o que vinha sendo contestado pelo prefeito Eduardo Paes. Esta medida foi tomada para não fragilizar a gratuidade já assegurada por lei e para evitar severos prejuízos ao serviço público essencial que poderiam ser causados pela descontinuidade da manutenção do sistema RioCard para os idosos. A deliberação suspendeu parcialmente uma decisão prévia que impedia a RioCard de operar o sistema de bilhetagem digital, garantindo assim que a RioCard possa continuar a ser utilizada.

É crucial ressaltar que a recusa de acesso à gratuidade nessas condições, ou seja, com a apresentação de documento de identificação, pode configurar crime previsto no artigo 107 do próprio Estatuto do Idoso, além de acarretar multas.

BALANÇO

O balanço do primeiro final de semana de operação exclusiva do Jaé para gratuidades revelou aumento de 50% no número de embarques. Foram registrados 625 mil embarques totais por meio do Jaé, dos quais 416 mil corresponderam a gratuidades. No final de semana anterior o balanço registrou que 439 mil pessoas embarcaram com o Jaé nos transportes municipais, sendo 255 mil de gratuidades.

O Destaque especial para o número de idosos utilizando o sistema Jaé, que mais que dobrou, passando de 112 mil para 241 mil.

A Prefeitura reafirma que segue acompanhando os dados em tempo real para garantir o pleno funcionamento do sistema e atender os usuários beneficiários.

OBRIGATÓRIO

A partir do dia 2 de agosto, o uso do Jaé será obrigatório para todos os usuários dos transportes municipais, incluindo aqueles que utilizam vale-transporte. As empresas empregadoras são orientadas a procurar a operadora responsável pelo Jaé o quanto antes para habilitar o benefício de seus funcionários e garantir o acesso ao sistema.

Os postos de atendimento do Jaé continuam funcionando normalmente para auxiliar tanto o público geral quanto os usuários de gratuidades. Todos os postos operam em horário regular, das 7h às 19h.

Postos de atendimento do Jaé

Super Postos de Atendimento

Planetário – R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470 – Campo Grande
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Demais Postos de Atendimento

Botafogo – Rua Dona Mariana, 48
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados)

Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (atendimento apenas ao público geral)

Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h (exclusivo para gratuidades)

Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380
Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h

LEIA A DECISÃO NA ÍNTEGRA

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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