Publicado em: 11 de julho de 2025
Categoria garante benefícios e retorno dos ônibus à operação será feito de forma gradativa nos próximos dias
YURI SENA
Após dois dias de paralisação total no transporte coletivo de Maringá, motoristas e cobradores decidiram encerrar a greve na noite desta sexta-feira, 11 de julho de 2025, após uma audiência de conciliação conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR).
O encontro reuniu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Veículos Rodoviários de Maringá (Sinttromar), das empresas Cidade Canção e Cidade Verde, além da prefeitura do município.
Entre os principais avanços conquistados estão a implantação de um plano de saúde para os funcionários, com previsão de início em janeiro de 2026, e o compromisso das empresas em apresentar, no prazo de 30 dias, um estudo sobre a viabilidade de reduzir o intervalo intrajornada de quatro para três horas.
A administração municipal também participará da avaliação dessa proposta.
Durante a audiência, foi definido ainda que os dias não trabalhados durante a paralisação serão compensados com uma hora extra por jornada, a partir da próxima semana. As partes se comprometeram a protocolar um novo acordo coletivo junto ao TRT no prazo de 15 dias.
Antes mesmo da audiência final, outras reuniões já haviam garantido um reajuste de 6% nos salários e benefícios, além de um aumento no vale-alimentação, que passou a R$ 700.
Com a retomada gradativa dos serviços, a expectativa é de que, nos próximos dias, o sistema de transporte público da cidade esteja totalmente restabelecido.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte