Publicado em: 11 de julho de 2025
Com média de 29 passageiros por viagem, serviço da Prefeitura garante acesso à rede de proteção social
YURI SENA
O Transporte Solidário, serviço oferecido pela Prefeitura de Porto Alegre dentro da Operação Inverno 2025, já atendeu 2.268 passageiros desde o início da operação, em 19 de junho.
Somente na última semana (entre 3 e 9 de julho), foram 813 atendimentos realizados em 28 viagens, com média de 29 pessoas por trajeto.
A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias municipais de Assistência Social e de Mobilidade Urbana, com apoio das empresas de ônibus da cidade. O objetivo é facilitar o deslocamento da população em situação de vulnerabilidade até os Centros de Referência da Assistência Social (Centros POP) e demais espaços de acolhimento.
“A demanda ao longo das semanas mostra que o Transporte Solidário é, hoje, uma peça estratégica da nossa política de acolhimento”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier. “Ele garante que o acesso à rede de proteção não se limite à oferta de pernoite, mas esteja disponível de forma digna, estruturada e contínua.”
Na terceira semana de operação, a Linha Solidária 1 — que faz o trajeto entre o ginásio do Demhab e o Centro POP 1 — transportou 302 passageiros em 14 viagens, com média de 22 pessoas por itinerário. Já a Linha Solidária 2, que conecta os albergues da Zona Norte e o abrigo da Comendador Azevedo aos Centros POP 2 e 3, registrou 511 atendimentos, com média de 37 passageiros por trajeto.
Os veículos circulam diariamente, nos turnos da manhã (às 8h) e da tarde (às 17h), oferecendo mobilidade para quem busca apoio nos serviços públicos de assistência social.
“A mobilidade também é um instrumento de cuidado social”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. “Com o Transporte Solidário, reforçamos o compromisso da Prefeitura com o acesso digno aos serviços públicos, especialmente para a população em situação de maior vulnerabilidade.”
Yuri Sena, para o Diário do Transporte