Publicado em: 18 de julho de 2025
Município aposta em tecnologia, renovação da frota e ampliação das linhas para garantir qualidade no serviço
YURI SENA
O sistema municipal de transporte coletivo de São Pedro da Aldeia (RJ) ultrapassou a marca de 8,3 milhões de passageiros transportados desde agosto de 2022.
Os dados divulgados pela prefeitura mostram que, somente em 2025, o serviço já atendeu mais de 1,8 milhão de usuários até a primeira quinzena de julho, sendo mais de 554 mil gratuidades concedidas.
Com a tarifa mantida em R$ 2,50, a atual gestão municipal tem concentrado esforços na qualificação da mobilidade urbana, com a implantação de novas linhas, melhorias operacionais e renovação da frota.
A modernização é acompanhada de investimentos em tecnologia, como o aplicativo “No Ponto”, que permite acompanhar em tempo real a localização dos ônibus, consultar horários e rotas, enviar sugestões e receber notificações sobre o serviço.
O app está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS e faz parte das estratégias da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, responsável pela gestão do transporte. O secretário da pasta, Diego Alves, destacou a importância do sistema para a cidade:
“Em São Pedro da Aldeia, o transporte público é mais do que deslocamento, é inclusão, desenvolvimento e dignidade. Com planejamento, dados e responsabilidade, conseguimos avançar em cobertura, qualidade e eficiência”, afirmou.
Desde que a prefeitura assumiu a operação das linhas municipais, em 2022, diversas adequações de horários e itinerários têm sido realizadas com base nas necessidades da população.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte