Publicado em: 18 de julho de 2025
Prefeitura aposta em parcerias para garantir conforto e segurança a usuários do transporte coletivo
YURI SENA
A cidade de Bagé (RS) está avançando na instalação de novos abrigos de ônibus, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) que visam qualificar a infraestrutura urbana e melhorar a experiência dos usuários do transporte coletivo.
Desde junho, três novas estruturas já foram instaladas, dentro da meta da prefeitura de alcançar 100 abrigos em pontos estratégicos da cidade.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), já tem 38 abrigos confirmados com empresas parceiras e segue um modelo padronizado, com estrutura metálica, cobertura, assento em madeira e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
As primeiras unidades foram doadas pelas Redes de Supermercados Peruzzo e Nicolini. O abrigo inicial, doado pelo Peruzzo, foi instalado em junho, na Avenida Marechal Floriano, em frente ao Banco do Brasil. Nesta semana, mais duas estruturas foram entregues: uma em frente à unidade do Nicolini na Avenida São Judas, e outra na Praça Santos Dumont, também doada pelo Peruzzo.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou que a instalação está priorizando áreas de maior circulação, mas será expandida para todos os bairros.
“Esse projeto reafirma nosso compromisso em oferecer melhores condições para quem utiliza o transporte coletivo e em qualificar os espaços públicos da cidade”, afirmou.
Recém-empossado no cargo, o novo secretário da pasta, Alan Moraes, enfatizou a relevância da parceria entre o setor público e a iniciativa privada:
“Esse é um trabalho contínuo, que reforça a união em benefício da população. Vamos seguir ampliando esse projeto, garantindo mais conforto e segurança para quem depende do transporte coletivo em Bagé”.
As ações estão amparadas pela Lei nº 4.521/2007, que regulamenta a doação dos equipamentos em troca da concessão de espaço publicitário por cinco anos, incentivando o investimento privado em benefício da mobilidade urbana.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte