Publicado em: 19 de julho de 2025
Capital russa avança em sistemas de pagamento biométrico nos transportes públicos
ALEXANDRE PELEGI
Moscou, capital da Rússia, está implementando pagamentos biométricos em diversos modais de transporte. Em nota, a prefeitura da cidade informa que até o final de 2025 todo o equipamento de pagamento para acesso às estações do metrô estará conectado ao serviço de biometria.
Recentemente, a expansão do sistema deu um passo significativo com a conclusão dos trabalhos na Linha Solntsevskaya (ou Linha 8A) onde a biometria foi implementada em 138 catracas. A 8A se estende do centro da cidade para o sudoeste, passando por diversas áreas residenciais e comerciais. É conhecida por sua importância no sistema de transporte da cidade, conectando áreas populosas com o centro e outras linhas do metrô.
Anteriormente, este método de pagamento já estava disponível em todas as catracas das linhas Troitskaya, Butovskaya, Nekrasovskaya e Filyovskaya. Veja a seguir o detalhe de cada uma dessas linhas:
Troitskaya, chamada de linha Esmeralda, atualmente em construção, se estenderá para o sul da cidade, chegando à cidade de Troitsk. O primeiro trecho, entre Novatorskaya e Tyutchevskaya, foi inaugurado em 7 de setembro de 2024.
Butovskaya (Linha 12) é uma linha de metrô de superfície, também conhecida como metrô leve, localizada na parte sul da cidade. É caracterizada por estações elevadas e menor capacidade de passageiros em comparação com as linhas subterrâneas tradicionais do metrô da capital russa.
Nekrasovskaya (Linha 15) é conhecida por conectar a parte sudeste de Moscou com o centro da cidade. Relativamente nova, com algumas estações sendo inauguradas recentemente, a linha está em constante expansão.
Filyovskaya, também conhecida como Linha 4, foi inaugurada em 1958 e é conhecida por sua seção elevada, que oferece vistas da cidade.
Biometria expande
O serviço de pagamento biométrico já funciona amplamente na capital russa, abrangendo, além do metrô, o MCC (Anel Central de Moscou), o Aeroexpress, rotas fluviais regulares e algumas estações do MCD (Diâmetros Centrais de Moscou). Atualmente, ele pode ser utilizado em aproximadamente 1,5 mil catracas do transporte urbano.
O MCC é uma linha ferroviária urbana circular de 54 quilômetros que circunda a cidade histórica de Moscou, integrada à rede de metrô e ao sistema ferroviário da cidade. É considerada a 14ª linha de superfície e permite que os passageiros façam conexões entre diferentes linhas metroviárias e vias férreas sem passar pelo centro da cidade.
O Aeroexpress é um serviço de trem expresso que conecta os principais aeroportos de Moscou (Sheremetyevo, Domodedovo e Vnukovo) ao centro da cidade e vice-versa. É a forma mais rápida de transporte entre os aeroportos e o centro de Moscou, com trens de alta velocidade que circulam sem parar.
Por fim, o MCD, ou Diâmetros Centrais de Moscou, é um sistema de transporte ferroviário de alta frequência que conecta diferentes partes de Moscou e sua região metropolitana. Funciona como uma combinação de metrô e trem suburbano.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes