Publicado em: 19 de julho de 2025
Projeto “Domingo é Dia de Passear” visa ampliar acessibilidade e qualidade de vida, beneficiando mais de 13 mil passageiros gratuitamente, diz prefeitura
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) anunciou nesta semana a implantação da Tarifa Zero aos domingos no transporte coletivo municipal. A partir de amanhã, 20 de julho de 2025, os passageiros poderão utilizar gratuitamente todas as linhas de ônibus da cidade durante todo o dia, sem limite de uso por pessoa, como parte do projeto “Domingo é dia de passear”.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa tem como principal objetivo proporcionar mais acessibilidade e qualidade de vida à população rio-pretense, incentivando o uso do transporte público para facilitar o acesso a equipamentos de lazer, parques e espaços públicos da cidade.
O prefeito Coronel Fábio Candido ressaltou que a medida é um avanço após a Prefeitura ter absorvido o custo do reajuste contratual para evitar que fosse repassado à população. “Agora, avançamos ainda mais com essa iniciativa tão importante, garantindo a gratuidade do transporte público municipal aos domingos, o que amplia o acesso das pessoas a lazer, cultura e serviços em toda a cidade“, afirmou. A escolha da data para o início da gratuidade também levou em consideração a programação do FIT (Festival Internacional de Teatro), que acontece em diversos pontos da cidade até o fim do mês.
Onde ir com a Tarifa Zero aos Domingos?
A gratuidade possibilita que os rio-pretenses explorem e desfrutem de diversos espaços públicos e áreas de lazer. Dentre os locais acessíveis a prefeitura destaca:
- Cidade da Criança: Rua Daniel Antônio de Freitas, 540 (Linha 209 – Distrito Industrial).
- Complexo de Lazer Parque Municipal Olinda Tarraf: Residencial Set Sul II (Linha 401 – Cidade Jardim).
- Ginásio Municipal de Esportes Antônio Natalone: Av. Duque de Caxias, S/N (Linhas 405 – Represa, 410A – Engenheiro Schmitt).
- Parque da Represa: Av. Lino José de Seixas, 1145 (Linhas 405 – Represa, 410A – Engenheiro Schmitt).
- Parque Ecológico Educativo Dr. Joaquim de Paula Ribeiro (norte): Av. Antônio Antunes Júnior, 4191-4429 – Jardim Antunes (Linha 204 – Parque da Cidadania).
- Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda (sul): Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 1300 – São Francisco (Linha 306 – São Francisco).
- Pet Park Matheus Pinoti: Av. Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 2250 (Linhas 103, 114, 115, 116, 204, 218 e 220).
- Zoobotânico: Av. Nelson da Veiga, 1400 (Linha 106 – Jardim do Lago).
Atualmente, cerca de 60 linhas municipais operam aos domingos, atendendo a todas as regiões da cidade. O sistema de transporte coletivo de Rio Preto transporta aproximadamente 10 mil passageiros por domingo. Com a Tarifa Zero, a expectativa da Prefeitura é que a adesão aumente em 30%, passando para 13 mil usuários aos domingos.
A estimativa de custo para a Prefeitura é de um investimento inicial de cerca de R$ 60 mil por domingo.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes