Publicado em: 20 de julho de 2025
Plenária reforça urgência em qualificar paradas, terminais e estruturas de apoio ao transporte coletivo
YURI SENA
A ampliação e modernização dos abrigos de ônibus foi a demanda mais votada pelos moradores de Porto Alegre na quinta plenária do Orçamento Participativo 2025, realizada na última segunda-feira (14), na Usina do Gasômetro.
O encontro teve como tema Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana, reunindo 206 participantes que elegeram como prioridade para 2026 os investimentos em paradas, abrigos, terminais e estações.
A votação evidencia a necessidade de tornar os espaços de embarque mais confortáveis, seguros e acessíveis, especialmente para usuários que enfrentam longos tempos de espera ou más condições climáticas. A infraestrutura nos pontos de ônibus foi apontada como essencial para valorizar o transporte público e incentivar sua utilização.
Durante a plenária, o prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm e secretários municipais ouviram os participantes e apresentaram ações em andamento. Para o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, abrigos bem estruturados são parte fundamental da experiência dos usuários e contribuem para a eficiência do sistema.
“Não adianta pensar apenas nos veículos. O transporte coletivo começa nas calçadas e termina nas paradas. Garantir abrigo e estrutura adequada é essencial para que mais pessoas optem por esse meio de locomoção”, disse o secretário.
A proposta está alinhada ao Programa Mais Transporte, que prevê melhorias na mobilidade urbana por meio de investimentos em infraestrutura, acessibilidade e integração modal.
Moradores também destacaram outros pontos importantes, como a pavimentação das vias por onde circulam os ônibus, melhoria na sinalização, acessibilidade universal e manutenção dos terminais urbanos.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte