Publicado em: 21 de julho de 2025
Acordo une expertise da Associação Nacional de Transportes Públicos ao Ministério de Obras Públicas e Comunicações do país com vistas a adaptar metodologia tarifária brasileira à realidade da região metropolitana.
ALEXANDRE PELEGI
Na última quinta‑feira, 17 de julho de 2025, o Ministério de Obras Públicas e Comunicações da República do Paraguai (MOPC) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) firmaram um convênio técnico com foco no desenvolvimento de uma metodologia para cálculo de custos do transporte público na Região Metropolitana da capital Assunção.
A parceria, selada pela ministra Claudia María de la Paz Centurión Rodríguez, o vice‑ministro Emiliano Fernandez e Luiz Carlos M. Néspoli (Branco), superintendente da ANTP, marca o início de um projeto que unirá saberes técnicos das duas instituições. O primeiro objetivo é consolidar uma base teórica consistente para os cálculos, tendo como ponto de partida o “Método de Cálculo dos Custos dos Serviços de Transportes Público por Ônibus”, desenvolvido pela ANTP — adaptado para a realidade de Assunção.
O convênio prevê ainda desenvolvimento de projetos e atividades específicas, realizados por equipe coordenada pelo vice‑ministro Fernandez. A proposta já foi apresentada ao Conselho Assessor de Tarifa, composto por representantes do vice‑ministério de Transportes, do Ministério da Fazenda, da Defesa do Consumidor e de empresas de transporte da região.
Durante a apresentação, Néspoli destacou a trajetória da ANTP, que chegou aos 48 anos, e reforçou a importância da transparência no cálculo tarifário — inspirada na iniciativa brasileira. A expectativa é que a metodologia forneça subsídios técnicos para uma tarifa justa, sustentável e coerente com as diretrizes da política pública de mobilidade.
Este convênio sinaliza um marco na cooperação regional e no fortalecimento das políticas tarifárias no transporte público latino‑americano, refletindo uma tendência crescente de profissionalização do setor.
Para saber mais sobre a metodologia original da ANTP, visite a seção “Planilha Tarifária – Custos do Serviço Ônibus” em seu site, que apresenta elementos técnicos e transparência nos cálculos desde 2017.
Saiba mais sobre a atuação do MOPC
A ministra Claudia María de la Paz Centurión Rodríguez tem um papel destacado e ativo na modernização do transporte público de passageiros no Paraguai. Engenheira civil experiente, ela tem sólida atuação no planejamento e execução de grandes obras no Paraguai e exterior.
Em 15 de agosto de 2023, foi nomeada por Santiago Peña como primeira mulher a assumir o MOPC, marco histórico para a pasta.
Como ministra, ela tem focado em inovação, transparência, inclusão de gênero e sustentabilidade em infraestrutura.
Em 2024, Centurión apresentou ao Senado um plano inovador de reforma do transporte público. O enfoque inclui separar a propriedade dos ônibus da sua operação, permitindo maior eficiência e reduzindo risco de paralisação por conflitos.
Outro ponto foi implantar um modelo competitivo para contratação das empresas operadoras e introduzir a integração tarifária, buscando minimizar custos de transferência para os passageiros.
Em 15 e 16 de julho de 2025, Centurión oficializou a chegada de 30 ônibus elétricos ao sistema metropolitano de Assunção, doados por Taiwan. O sistema será operado em três linhas troncais — E1, E2 e E3 — conectando Asunción, San Lorenzo e Luque
Ela assinou a escritura como ministra do MOPC, reforçando que os ônibus fazem parte de uma estratégia de modernização que visa eficiência, sustentabilidade e dignidade ao usuário. Está em andamento a seleção de operadores — o Estado manterá a propriedade dos veículos, enquanto empresas serão escolhidas via licitação por sua capacidade técnica
Também são construídas estações de recarga rápidas nos municípios de Asunción (ao lado do prédio do governo) e San Lorenzo.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes