Publicado em: 22 de julho de 2025
Levantamento avalia embarques e desembarques de passageiros para validar bilhetagem eletrônica e embasar melhorias no transporte público da capital
YURI SENA
Passageiros do transporte coletivo de Maceió começaram a notar, nesta semana, a presença de pesquisadores a bordo dos ônibus da cidade. A iniciativa faz parte da pesquisa “Sobe e Desce”, uma nova etapa para a elaboração do novo Plano de Mobilidade Urbana (PlanMobi) da capital alagoana, que busca coletar dados precisos sobre o fluxo real de entrada e saída de passageiros em diversas linhas.
A coleta de informações ocorre diretamente dentro dos veículos, com equipes técnicas devidamente identificadas com coletes e crachás. O objetivo é validar os dados da bilhetagem eletrônica e aprimorar o diagnóstico do sistema de transporte coletivo, especialmente nos horários de pico da tarde.
Nesta primeira fase, os pesquisadores estão embarcando nas linhas 601 – Benedito Bentes/Jatiúca (via Rota do Mar) e 704 – Benedito Bentes/Ponta Verde/Farol. Ao longo da semana, outras rotas também receberão as equipes de pesquisa, entre elas:
069 – Clima Bom/Centro (via Farol)
113 – Eustáquio Gomes/Trapiche (Centro–Vergel)
223 – Ipioca/Vergel (via Ponta Verde)
226 – Ipioca/Trapiche (via Poço)
604 – Eustáquio Gomes/Cruz das Almas (via UFAL–Rotary)
709 – Chã da Jaqueira/Ponta Verde/Mutirão
716 – Clima Bom/Ponta Verde/Farol
727 – Eustáquio Gomes/Ponta Verde (Village II)
A pesquisa “Sobe e Desce” faz parte de um conjunto de estudos técnicos contratados pela Prefeitura de Maceió, voltados à elaboração do inédito Plano de Mobilidade Urbana da cidade.
As informações obtidas subsidiarão propostas concretas de melhorias no transporte público, como a reorganização de itinerários, ampliação de oferta nas linhas com maior demanda e a redução do tempo de espera nos pontos de parada.
O avanço das etapas e demais informações sobre o PlanMobi podem ser acompanhados pelo site oficial: planmobi.maceio.al.gov.br.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte