Publicado em: 25 de julho de 2025
Novo modelo vai compor frota do transporte coletivo em São Paulo, incorpora inovações, e já está com padrão SPTrans
AO FIM DA REPORTAGEM, VÍDEO E MAIS FOTOS, MAS LEIA ANTES, IMPORTANTE PARA ENTENDER:
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
A cidade de São Paulo vai contar com um modelo inédito no País de ônibus elétrico s”uperatriculado” que também estará disponível para o mercado nacional e latino-americano.
E a novidade foi revelada, em primeira mão, de forma exclusiva ao Diário do Transporte nesta sexta-feira, 25 de julho de 2025, pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que está na fábrica da Caio, especializada em ônibus urbanos, em Botucatu, no interior de São Paulo.
Trata-se de um “superarticulado”, geração nova do e-Millennium, 100% elétrico: o e-Millennium BRT.
A unidade revelada pelo prefeito ao Diário do Transporte tem chassi e tecnologia BYD podendo receber carrocerias entre 21 m e 23 metros, com dois eixos traseiros, sendo um deles direcionais.
Nunes visitou a produção de ônibus elétricos e novos projetos tanto de veículos com este tipo de tração como a GNV e biometano, outra aposta da cidade para a redução da poluição atmosférica.
Acompanharam Nunes, o Secretário de Governo, Edson Aparecido; o Secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Caldeira; e a Secretária Executiva de Informações e Monitoramento Estratégicos (SIME/SGM), Cibele Molina. Receberam a comitiva da prefeitura executivos da fabricante, como o diretor e vice-presidente industrial, Maurício Lourenço da Cunha.
Além de um novo design, o e-Millennium BRT traz inovações tecnológicas como sistemas de melhor acompanhamento das funções da interface entre chassis e tecnologia, iluminação otimizada e melhor distribuição interna de espaço para os passageiros. Houve também avanços quanto a visibilidade e ergonomia para o motorista.
O novo modelo já está com padrão SPTrans (São Paulo Transporte) e devem em breve circular pela cidade para o processo de aprovação da gerenciadora de transportes.
A capacidade do veículo pode se aproximar de 200 passageiros, entre sentados e em pé, e a promessa é que o modelo já esteja presente nos novos corredores BRT (Bus Rapid Transit) que estão sendo implantados na capital paulista.
Veja vídeo feito pelo prefeito Ricardo Nunes para o Diário do Transporte e mais fotos:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Yuri Sena