Enquanto tenta encontrar formas para arcar com o contrato de Memphis Depay, o Corinthians foi notificado extrajudicialmente pelo agente Frederico Carvalho, que alega ter participado da transferência do holandês ao clube.
No documento, que foi enviado no início de julho, o empresário aponta nove questionamentos a respeito da operação envolvendo o atacante.
Segundo apurou a ESPN, a diretoria do Corinthians não pretende responder ao documento por entender que os pontos levantados são protegidos por lei e com informações confidenciais do clube e de terceiros que participaram efetivamente do contrato. O clube entende que não há amparo legal para essa demanda.
O que pede a notificação enviada por Frederico Carvalho ao Corinthians?
-
Indicar a data em que o Clube iniciou o contato com o atleta Memphis Depay;
-
Indicar com quem o clube teve interlocução ao longo da negociação do atleta Memphis Depay;
-
Indicar se houve a participação de intermediários ou representantes na contratação do atleta Memphis Depay;
-
Indicar quem são os intermediários formalmente reconhecidos no processo;
-
Indicar a data de indicação formalizada ao executivo de futebol: Fabinho Soldado e o CEO Fred Luz;
-
Indicar quem indicou o contato com Sébastien Ledure e Daniel Cravo e em qual data;
-
Indicar se houve conhecimento prévio por parte do Clube sobre a atuação do Sr. Frederico José Silva de Carvalho no processo negocial;
-
Indicar se houve recebimento de comunicação, proposta ou intermediação, direta ou indireta, envolvendo o notificante, entre julho e setembro de 2024;
-
Enviar cópia do Instrumento de Intermediação registrado junto à CBF, nos moldes do art. 5º, III, do Regulamento supracitado.
Entre uma das supostas provas indicadas por Frederico Carvalho, ao qual a ESPN teve acesso, está o que seria a imagem de uma conversa de WhatsApp com uma pessoa supostamente ligada ao Flamengo antes de uma partida diante do São Paulo, 3 de agosto de 2024, pelo Brasileirão.
Após se apresentar no dia 1º de agosto a Sébastien Ledure, advogado belga que representa Depay, Frederico diz que “é intermediário registrado na CBF e autorizado pelo Corinthians”. A resposta é de que o caso seria passado ao jogador.
No dia seguinte, 2 de agosto, o agente convida Ledure para uma reunião para apresentar uma proposta pelo atacante, enviando a suposta conversa com o dirigente do Flamengo logo em seguida. O retorno acontece no dia 3, com a indicação de que o desejo de Depay era de seguir na Europa. “Inicialmente foi com o Corinthians. Só que o Corinthians estava passando por aquela série de questões da VaideBet, aquela série de irregularidades. Assustou o Sébastien Ledure”, disse Frederico Carvalho à ESPN, ironizando a alegação de que o clube teria iniciado as conversas como staff do holandês após encontrar o contato do advogado no site Transfermarket.
“Como é que pode, né? Atestarem amadorismo dizendo que eles entraram no Transfermarket e pegaram o e-mail do Ledure, que entraram em contato direto com ele. Cadê o departamento de futebol, cadê o CIFUT?”.
Segundo Frederico Carvalho, os contatos iniciais com o Corinthians não agradaram ao staff do holandês por conta das polêmicas envolvendo a patrocinadora do ex-clube, VaideBet, no processo que resultaria na Justiça em tornar réu Augusto Melo, presidente afastado, e outros dois dirigentes alvinegros por associação criminosa, furto duplamente qualificado por fraude e concurso de pessoas e lavagem de dinheiro.
“Conversei primeiro com o Corinthians e o Corinthians se mostrou interessado. Só que a princípio o Memphis não se interessou e o Sébastien Ledure, com o grupo dele, não aceitou. Por quê? Porque tinha uma série de irregularidades, VaideBet. Não estavam se sentindo confortáveis”.
“É só vocês analisarem. O Memphis tem até o Cristo Redentor tatuado na barriga. E a questão do Flamengo estava muito melhor na tabela. A questão financeira, administrativa, enfim. Eles estavam muito mais interessados com o Flamengo”.
O objetivo de Frederico com a notificação, segundo alega o documento, é, dependendo da resposta do clube, ingressar com uma ação judicial cobrando comissão na transferência.
“No regulamento CBF, por mais que não tenha tido a participação de um intermediário cadastrado pela CBF, antes de um jogador ser inscrito no BID, é necessário preencher esse formulário e dizer que não houve comissionamento. E cadê essa declaração? Por que que eles não conseguem mostrar? Por que que eles não conseguem ser transparentes com a torcida? Como é que não conseguem ser transparentes com o Conselho Deliberativo? Não conseguem ser transparentes em momento algum? Parece que eles são alérgicos à transparência, né?”.
1:50
Ex-diretor do Corinthians abre o jogo sobre contratação de Memphis Depay e diz se agente participou de acordo
Em entrevista à ESPN, Vinicius Cascone falou sobre a notificação recebida pelo Corinthians pelo agente Frederico Carvalho
A versão de que Frederico Carvalho tenha participado da negociação pela contratação de Memphis Depay foi rebatida à ESPN por Vinicius Cascone, ex-diretor jurídico do Corinthians e peça importante nas conversas pela chegada do holandês ao Parque São Jorge.
“O que ocorreu de fato foi que um contato feito pelo diretor financeiro Pedro Silveira e por mim, na época, então secretário-geral do Corinthians. Nós enviamos um e-mail diretamente para o advogado do Memphis, Sébastien [Ledure]. A partir daí se iniciou as tratativas. A ideia de contratar um Memphis, na verdade, foi um entendimento do departamento de futebol, que tinha o jogador como uma oportunidade de mercado e, evidentemente, nós na diretoria fomos buscar o atleta. Ninguém que fez um contato por nós, foi diretamente o Corinthians mesmo”.
“Nós enviamos e-mail para o advogado do Memphis, ele retornou e a gente fez uma reunião virtual. E a partir daí as tratativas foram todas acontecendo virtualmente até que, no final, o nosso executivo de futebol, o Fabinho [Soldado], foi até a Holanda para finalizar as tratativas”, disse Cascone, que à época ocupava o cargo de secretário-geral do Corinthians.
1:14
Ex-diretor do Corinthians vê ‘oportunismo’ em notificação de agente sobre Memphis Depay: ‘Negociação direta’
Em entrevista à ESPN, Vinicius Cascone falou sobre a notificação recebida pelo Corinthians pelo agente Frederico Carvalho
Questionado sobre uma possível participação do agente nas negociações, o advogado até que não conhece Frederico Carvalho.
“Para ser sincero, eu nem sei quem é Frederico. Me surpreendi com a notícia publicada na imprensa. Em momento algum a equipe do Memphis apresentou um intermediário no Brasil e, em momento algum, alguém representou o Corinthians para procurar o Memphis. Inclusive, isso pode ser checado junto à própria equipe do Memphis. Acho que o próprio advogado já respondeu anteriormente a algumas entrevistas. Fato é que o Corinthians fez uma negociação direta, sem nenhum intermediário. Não houve ninguém que fez a apresentação do atleta”.
“Acho que é importante deixar muito claro que em momento algum houve qualquer intermediação em relação à contratação do Memphis. Foi uma negociação direta envolvendo a diretoria do Corinthians e os representantes do atleta, que são da Bélgica. Evidentemente que qualquer tentativa agora de buscar um comissionamento para suposta intermediação, com todo respeito à pessoa que está reivindicando, não tem qualquer fundamento. Trata-se de uma tentativa bastante oportunista nesse momento de tentar surfar na onda, na imagem do atleta, já que, como eu expliquei anteriormente, a negociação foi conduzida diretamente”.
“Em momento algum alguém apareceu no Corinthians com uma representação ou teve uma autorização do Corinthians para fazer qualquer tipo de negociação. Fato que já foi, inclusive, explicado. Tanto pela diretoria do Corinthians como o próprio representante do atleta. No meu entendimento, essa tentativa de buscar um suposto comissionamento de algo que nunca existiu para uma intermediação que também nunca existiu realmente é oportunista”.