Publicado em: 25 de julho de 2025
Edição deste mês do encontro teve a participação de Marcelo Mancini, especialista em Mobilidade Urbana no MetrôRio
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na última quarta-feira, 23 de julho de 2025, a edição deste mês do Café no CAU/RJ teve como tema para discussão o “transporte público sobre trilhos (trens e metrô)”, realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, na sede do Conselho, no Centro da cidade.
O encontro teve como objetivo abordar o papel estratégico do planejamento urbano na promoção de deslocamentos mais eficientes e inclusivos, com foco em trem e metrô, considerando as características operacionais e a alta capacidade de condução de passageiros como elementos essenciais para a mobilidade urbana sustentável.
O arquiteto e urbanista Marcelo Mancini, especialista em Mobilidade Urbana no MetrôRio e coordenador do Comitê de Mobilidade Urbana Estruturante da ANPTrilhos e integrante do Comitê Transport & Urban Life da UITP, foi um dos convidados do encontro.
“Destacamos como o planejamento urbano é essencial para transformar a mobilidade e pode, inclusive, viabilizar a expansão do transporte sobre trilhos por meio da captura da valorização imobiliária, prática adotada em diversas metrópoles e respaldada por instrumentos já previstos em nossa legislação. Também reforçamos que a qualificação dos espaços urbanos no entorno das estações pode gerar vitalidade urbana e mais segurança. Com coordenação entre os entes públicos e a criação de uma autoridade metropolitana, é possível alinhar esforços e investimentos em mobilidade de alta capacidade, promovendo maior integração entre os modos de transporte”, ressaltou Mancini.
O especialista em Mobilidade Urbana no MetrôRio também apresentou dados sobre o funcionamento do sistema metroviário do Rio e reforçou a importância da integração modal para os passageiros.
“Hoje, o sistema funciona com 55% dos usuários precisando de outro tipo de transporte para chegar até o metrô. Não existe uma política de integração que contemple todos os usuários que dependem dessa conexão. Precisamos não de sistemas de transporte que concorram entre si, mas que atuem em sinergia para servir à população”, finalizou o especialista.
Com abertura realizada pelo presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, e mediação do vice-presidente Carlos Abreu, o evento teve ainda a participação do engenheiro William Aquino.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte