Publicado em: 26 de julho de 2025
Veículos foram adquiridos pelas três empresas que atuam no município: Expresso Maringá do Vale, Joseense e Saens Pena. Prefeito promete edital para nova operadoda em agosto, com contrato de locação de 400 veículos elétricos
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de São José dos Campos (SP) apresentou nesta sexta-feira, 25 de julho de 2025, mais 40 ônibus zero quilômetro que chegam para renovar a frota do transporte público na cidade. Estes novos veículos vieram para substituir a frota antiga das três empresas que atuam no município: Expresso Maringá do Vale, Joseense e Saens Pena.
O investimento total nesta aquisição é de R$ 30 milhões.
Esta renovação da frota se integra diretamente aos objetivos de gestão da cidade como um compromisso assumido no Plano de Gestão 2025-2028, relata a prefeitura. “A renovação garante mais qualidade, conforto e segurança nos serviços prestados aos passageiros em todas as regiões do município“, relata nota da administração municipal.
Os novos ônibus são acessíveis, equipados com elevadores para acessibilidade e ar-condicionado. Além disso, como toda a frota da cidade, possuem GPS, painel eletrônico de LED, catraca eletrônica e câmeras de segurança. Um diferencial importante é que são movidos a biodiesel, utilizando uma tecnologia mais limpa, o que alinha a iniciativa a potenciais objetivos de sustentabilidade e meio ambiente da gestão municipal.
No total, desde a entrega no ano passado até outubro deste ano, quase 200 ônibus novos serão integrados à frota urbana. Atualmente, a frota de São José dos Campos conta com 380 ônibus das três empresas e 12 da Linha Verde, somando um total de 392 veículos.
FROTA ELÉTRICA
Como mostrou o Diário do Transporte, a Green Energy S.A. foi formalmente declarada vencedora da licitação para o aluguel de 400 ônibus elétricos a bateria no início do ano. Esta empresa, com origem no ABC Paulista e sede na capital, foi a única a oferecer proposta na última tentativa de concorrência para este fornecimento.
O contrato de locação dos veículos foi assinado em março deste ano, prevendo a locação de 400 veículos elétricos durante 15 anos, em um investimento de R$ 2,71 bilhões.
A prefeitura de São José dos Campos pretende dividir a eletrificação do sistema em três responsabilidades: o fornecedor dos ônibus e equipamentos (Green Energy S.A.), a gestão financeira, e a operadora dos ônibus, cuja licitação ainda será lançada.
De acordo com o que o prefeito Anderson Farias anunciou nesta sexta-feira (25), o edital para escolha da empresa que irá operar os ônibus deverá ser publicado no mês de agosto.
Os primeiros 20 ônibus elétricos dessa nova frota, que serão fornecidos pela Green Energy, estão previstos para serem entregues em setembro, com outros 60 chegando entre dezembro e janeiro de 2026.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes