19.9 C
Rondonópolis
domingo, 27 julho - 06:54
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSão Paulo volta a ter ataques a ônibus neste sábado (26)

São Paulo volta a ter ataques a ônibus neste sábado (26)


Foram registradas ações em diferentes regiões, como na Zona Norte da capital

ADAMO BAZANI

A cidade de São Paulo volta a ter ataques contra ônibus do transporte coletivo neste sábado, 26 de julho de 2025. Foram registrados casos em diferentes regiões, como na Zona Sul. Um deles envolveu um ônibus da A2 Transportes, depredado na avenida Sargento Geraldo de Santana. Não houve feridos, mas de acordo com o motorista que dirigia o veículo da linha 546J-31, um objeto foi lançado por um pedestre.

Também foi registrado um ataque mais cedo na Zona Norte, por volta das sete e meia da manhã, contra um ônibus da Sambaíba, que fazia a linha 1765 (Jardim Cabuçu x Metrô Tucuruvi). Não houve feridos, mas o veículo teve um dos vidros estilhaçado.

Desde 12 de junho de 2025, quando começou a atual onda de depredações, mais de quinhentos e cinquenta coletivos da capital foram danificados, levando em conta ônibus de outras regiões da Grande São Paulo, como os metropolitanos gerenciados da Artesp e dos municípios vizinhos, além do litoral, onde também ocorreram ações criminosas que somam mais de mil veículos danificados.

A polícia ainda não concluiu quais foram as reais motivações, mas o número de prisões aumentou para dezoito, de acordo com a SSP – Secretaria de Segurança Pública, em resposta ao Diário do Transporte neste sábado (26). A tese de jogos online e desafios pela internet, como mostrou o Diário do Transporte, foi descartada pela Polícia Civil, ganhando força a hipótese de motivação de descontentamento de empresas com cortes e problemas relacionados a contratos de permissão e concessão.

Em nota, a SPTrans afirma que são pelo menos 553 veículos depredados:

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans reiteram o repúdio aos atos de vandalismo registrados no sistema de transporte e seguem fornecendo todas as informações necessárias para auxiliar nas investigações. Desde o dia 12 de junho, as empresas operadoras relataram que 553 veículos do sistema municipal de transporte foram depredados, sendo 5 nesta sexta-feira (25) e 1 neste sábado (26). Os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade.

A SPTrans reforça a orientação para que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações e formalizem as ocorrências junto às autoridades policiais. Cabe ressaltar que a empresa é obrigada a encaminhar o veículo para manutenção, substituindo-o por outro da reserva técnica, que realizará a próxima viagem programada, garantindo a continuidade do serviço prestado aos passageiros. Caso isso não ocorra, a empresa é penalizada pela viagem não realizada.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments