Publicado em: 28 de julho de 2025
Parceria busca ampliar eficiência técnica e alinhar operação a padrões internacionais nos próximos 90 dias, afirma concessionária
ARTHUR FERRARI
Um novo contrato assinado entre a Motiva Trilhos, divisão ferroviária do Grupo CCR, e a CAF Brasil, subsidiária da fabricante espanhola de trens, vai implantar um sistema inédito de manutenção para os trens da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo (SP), que liga Capão Redondo à Chácara Klabin.
De acordo com a Motiva, a iniciativa representa a primeira vez que uma concessão privada ferroviária no Brasil adota um modelo baseado em desempenho e confiabilidade técnica como critérios principais de gestão de ativos. A medida visa reduzir falhas, aumentar a durabilidade dos equipamentos e aproximar os padrões operacionais aos usados em países europeus.
A Motiva afirmou que a nova abordagem possibilita distribuição mais eficiente de recursos técnicos e aperfeiçoa o monitoramento das composições. Segundo a empresa, os reflexos esperados incluem menos interrupções, mais conforto aos usuários e maior sustentabilidade na operação ao longo do tempo.
O processo de implantação será concluído em até três meses. A expectativa é que os ganhos obtidos também sejam aplicados na futura Linha 17-Ouro, cuja operação está prevista para começar em 2026.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte