Publicado em: 28 de julho de 2025
Veículos possuem ar-condicionado e corredores que permitem melhor movimentação interna, mas sem reduzir quantidade de poltronas
ADAMO BAZANI
A BR7 Mobilidade, operadora do sistema de ônibus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, apresentou nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, mais dez veículos zero km.
Ao todo, foram já neste ano de 2025, 65 coletivos novos de uma meta de 108 unidades até dezembro. Desses novos veículos, sete passam a operar na linha 07 (Cooperativa – Paço) e três na linha 07A (Mizuho – Paço), que atendem as regiões da Cooperativa, Mizuho e Paço Municipal.
Após lotes do modelo Apache Vip 5, da fabricante Caio, com chassis Mercedes-Benz, as mais recentes entregas foram do modelo Gran Via, da Mascarello, com chassis Mercedes-Benz. A maior parte da frota entregue do modelo foi de mídis (micrões). Nesta segunda-feira (28), no entanto, prosseguiram as apresentações com a configuração ônibus maiores (convencionais), com mais capacidade de transportes.
“Os novos ônibus são do modelo convencional, com carroceria Mascarello GranVia e chassi Mercedes-Benz OF 1721L, medindo 12,5 metros e com capacidade para até 73 passageiros. Os veículos possuem motor com tecnologia EURO VI, que reduz significativamente a emissão de poluentes, reforçando o compromisso da BR7 Mobilidade com a sustentabilidade.” – diz a concessionária, em nota
São 73 unidades da encarroçadora, no total, entre mídis e convencionais que, entre as principais características específicas, está uma solução de engenharia automotiva que permite um melhor aproveitamento do espaço interno, ampliando a área de circulação de passageiros no corredor interno, mas sem reduzir a quantidade e a largura dos bancos, que deve ser padronizada.
Os veículos ainda possuem itens como ar-condicionado, tomadas USB em todas as fileiras, Wi-Fi embarcado, manta térmica no teto e laterais para controle de temperatura interna, vidros colados com proteção UV e elevadores de acessibilidade. Tudo isso para proporcionar mais comodidade, conectividade e inclusão aos passageiros.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes