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CaetanoBus fecha novo contrato em Portugal para fornecer 30 ônibus elétricos ao Porto


Negócio de €11,6 milhões, cerca de R$ 75 milhões, amplia para 50 o total de unidades e.City Gold encomendadas pela empresa pública STCP

ALEXANDRE PELEGI

A fabricante portuguesa CaetanoBus anunciou a assinatura de um contrato com a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) para o fornecimento de 30 ônibus elétricos do modelo e.City Gold. O acordo, no valor de €11,6 milhões, foi firmado após processo licitatório iniciado no começo de 2025.

Esta é a terceira vez que a STCP escolhe a CaetanoBus como fornecedora de veículos elétricos, sendo a segunda encomenda consecutiva da nova geração do modelo. Em 2024, a operadora já havia adquirido 20 unidades, elevando agora para 50 o total de ônibus e.City Gold destinados à cidade do Porto.

Com 12 metros de comprimento e capacidade para 88 passageiros, o e.City Gold integra a mais recente linha de veículos da CaetanoBus, desenvolvida em colaboração com a CRRC. Os novos ônibus virão equipados com baterias CATL BC5, que oferecem até 465 kWh de capacidade. A tecnologia utiliza células LFP de alta densidade energética, projetadas para garantir maior segurança, carregamento rápido e longa vida útil.

Segundo Nuno Lago de Carvalho, membro do Comitê Executivo e CCO da CaetanoBus, a nova conquista reafirma a relação de confiança com a STCP. “Estamos extremamente orgulhosos por termos sido selecionados mais uma vez como o fornecedor preferencial em uma licitação internacional altamente competitiva. Esta segunda encomenda para a nova geração de ônibus elétricos reforça o sucesso do modelo e da parceria com a STCP”, afirmou.

Sobre a CaetanoBus e o cenário da eletrificação em Portugal

A CaetanoBus é uma empresa portuguesa fundada em 1946, originada da incorporadora Martins, Caetano & Irmão, e pertence ao Grupo Salvador Caetano, com sede em Vila Nova de Gaia. A companhia é reconhecida como a principal fabricante de carroçarias e chassis para autocarros em Portugal e mantém parcerias estratégicas com gigantes globais, como Toyota e Mitsui, atuando no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica e de hidrogênio.

Portugal tem avançado na eletrificação das frotas de transporte coletivo urbano, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O programa prevê investimentos de aproximadamente €227 milhões, destinados à aquisição de mais de 860 ônibus elétricos ou a hidrogênio, com prioridade para as regiões metropolitanas de Lisboa e Porto. No Porto, a STCP projeta alcançar 126 veículos elétricos até meados de 2026, enquanto em Lisboa a Carris quadruplicou a frota elétrica em 2024, chegando a 44 veículos zero emissões, com meta de atingir 87% da frota sustentável até 2027.

Além da CaetanoBus, outros fabricantes atuam no mercado português de ônibus elétricos, como a chinesa Zhongtong Bus, que forneceu 48 unidades à STCP em 2023, e a Yutong, que já opera em rotas interurbanas como Lisboa‑Porto.

O país conta com fundos de investimento voltados à descarbonização do transporte, como os recursos do PRR e do Fundo Ambiental, que subsidiam a aquisição de ônibus limpos para uso urbano.

Atualmente, a STCP é a operadora com a maior frota elétrica do país, resultado de sucessivas encomendas que incluem veículos da CaetanoBus e da Zhongtong. Outras tecnologias também estão presentes no transporte coletivo português, como ônibus a gás natural, biogás, biodiesel, híbridos e a hidrogênio, além de modelos Euro VI, que seguem em operação em frotas mais antigas.

Entre as inovações recentes, destaca‑se o MetroBus a hidrogênio, em fase de testes no Porto, equipado com célula de combustível da Toyota para operação zero emissões.

A STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) é a principal operadora de transporte público por ônibus na Área Metropolitana do Porto, em Portugal.

Criada em 1946, inicialmente para substituir as antigas linhas de bondes, a STCP é atualmente uma empresa pública, tutelada pelo Estado Português através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Ela é responsável por mais de 80 linhas de ônibus que servem o Porto e municípios vizinhos como Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo. A empresa opera também frotas de ônibus elétricos e a gás natural, integrando os projetos de descarbonização e modernização do transporte público em Portugal.

A STCP é reconhecida por ser pioneira em soluções sustentáveis, tendo uma das maiores frotas de ônibus a gás da Europa e, mais recentemente, ampliando rapidamente sua frota elétrica, com o objetivo de ter mais de 120 veículos 100% limpos até 2026.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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