Publicado em: 3 de agosto de 2025
Empresas com mais de 25 anos de atuação atendem juntas mais de 100 cidades e transportam 2 milhões de passageiros por ano
ALEXANDRE PELEGI
A partir de 1º de setembro de 2025, a Viação Regional e a Viação Jauá deixarão de operar linhas intermunicipais e metropolitanas na Bahia. As companhias anunciaram o encerramento das atividades em comunicado conjunto, informando que as linhas serão transferidas para outras empresas, cujos nomes ainda não foram divulgados.
Fundada em 1995, a Viação Regional iniciou suas atividades em Salvador, atuando inicialmente com fretamento e turismo para funcionários do Polo Petroquímico de Camaçari. A partir de 1999, passou a operar linhas intermunicipais e metropolitanas por meio de concessões. Atualmente, conta com uma frota de 70 ônibus e atende cidades como Alagoinhas, Feira de Santana, Paulo Afonso, Camaçari, Cipó, Cícero Dantas, Jeremoabo, Ribeira do Pombal, entre outras.
A Viação Jauá foi criada em 1997, com foco no transporte intermunicipal e metropolitano. Sua atuação é mais concentrada na região do Recôncavo Baiano, tendo Candeias como principal destino na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Também atende municípios como Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Cachoeira, São Félix, Maragogipe e Muritiba.
As duas empresas empregam juntas mais de 300 colaboradores e são responsáveis pelo transporte de cerca de 2 milhões de passageiros por ano em mais de 100 cidades baianas.
Em nota de despedida, as companhias agradeceram aos passageiros pelos anos de parceria, destacando a importância das experiências compartilhadas ao longo de sua história.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes