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Licitação da Linha 22-Marrom do Metrô de São Paulo tem sessão adiada para setembro


Companhia retificou cronograma para contratação de estudos geotécnicos e mapeamento de redes, cruciais para o anteprojeto da futura ligação entre Cotia e São Paulo

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ informou a retificação da data da Licitação Eletrônica nº 10021516 para a obtenção de dados essenciais para subsidiar o anteprojeto de engenharia da Linha 22-Marrom, que fará a ligação metroviária entre Cotia e São Paulo.

A sessão pública de processamento, que estava anteriormente agendada para 12 de agosto de 2025, será agora realizada em 11 de setembro de 2025, às 9h00. O aviso de retificação foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta segunda-feira, 11 de agosto de 2025.

A licitação visa a contratação de serviços técnicos especializados de engenharia para a execução de investigações geotécnicas, sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas remanescentes. O lançamento do novo edital foi anunciado pelo Metrô de São Paulo em 25 de junho de 2025, buscando empresas qualificadas para esses estudos complementares. O edital completo está disponível desde 26 de junho de 2025, nos sites eletrônicos http://www.compras.gov.br, e http://www.metro.sp.gov.br.

A menção de “redes de utilidades públicas remanescentes” na nova licitação indica que o atual processo licitatório se refere a uma continuidade ou complemento a estudos já iniciados. Em 27 de junho de 2023, o Diário do Transporte noticiou que o Metrô de São Paulo havia finalizado um certame anterior, assinando um contrato de quase R$ 6 milhões (R$ 5.888.784,22) com a empresa Dsoares Empreendimentos e Construções, também para investigações geotécnicas e mapeamento de redes de utilidades públicas para o anteprojeto.

Relatórios do Metrô de São Paulo já indicavam em 2022 que estudos similares estavam previstos para 2023 para diversas linhas, incluindo a futura Linha 22-Marrom. A necessidade desses serviços é crítica para o desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura, pois redes de utilidades públicas (água, luz, telefone, drenagem) podem representar obstáculos significativos, tornando sua contratação fundamental para a viabilidade e o planejamento adequado do anteprojeto.

A futura Linha 22-Marrom é um projeto de grande expectativa para a comunidade, visando conectar Cotia a São Paulo. A projeção inclui 19 estações, um pátio para manutenção e trens, e uma extensão total de 29 quilômetros. A linha atenderá três cidades: Cotia, com sete estações; Osasco, com duas estações; e São Paulo, com as dez estações restantes, passando pela região da USP na Zona Oeste e seguindo até a estação Sumaré da Linha 2-Verde.

Este novo eixo metroviário está previsto para se integrar com quatro outras linhas do sistema metroferroviário paulistano: a Linha 2-Verde, a Linha 4-Amarela (operada pela ViaQuatro), a Linha 9-Esmeralda (operada pela ViaMobilidade) e a futura Linha 20-Rosa. Essa integração promete proporcionar uma viagem mais rápida e eficiente entre as cidades atendidas, oferecendo uma importante alternativa aos ônibus do sistema intermunicipal da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), hoje sob gestão da ARTESP.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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