Publicado em: 12 de agosto de 2025
São duas versões, padron (BC-12LE) e superaticulado (BC-22LE) que, segundo fabricante, oferecem mais autonomia, recarga mais rápida e menor peso. BYD vai lançar mais modelos com a tecnologia
ALEXANDRE PELEGI/ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
A BYD apresentou para empresas de todo o País nesta terça-feira, 12 de agosto de 2025, no Seminário da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) em Brasília, dois novos modelos de ônibus elétricos equipados com a tecnologia de baterias Blade, considerada a mais avançada da fabricante. O anúncio foi antecipado na segunda-feira (11) pelo Diário do Transporte, em visita à fábrica da empresa em Campinas (SP), conduzida pelo editor-chefe Adamo Bazani.
Relembre
VÍDEO: BYD inicia produção no Brasil de novos modelos de chassis de ônibus com baterias que carregam pela metade do tempo e ocupam menos espaço (Blade)
Os modelos BC-12LE, com 12,89 metros (padron), e o BC-22LE (superarticulado), destinado a operações de maior capacidade (em especial corredores BRTs), ambos com opções de autonomia de 270 km e 350 km.
No BC-12LE, as capacidades das baterias são de 425 kWh e 499 kWh, respectivamente. Já o BC-22LE tem 542 kWh (270 km) ou 642 kWh (350 km), além de um sistema de recarga mais rápida de até 380 kWh, que permite queda de cerca de 50% no tempo de uma carga completa, o que a fabricante considera um avanço significativo frente ao padrão atual do mercado.
Segundo o diretor comercial da BYD, Bruno Paiva, a nova tecnologia combina maior autonomia e velocidade de carregamento com redução de peso. “O chassi é uma tonelada e meia mais leve que o atual, mesmo com capacidade de bateria ampliada, o que facilita a operação e a infraestrutura de garagem”, destacou.

Bruno Paiva, Diretor Comercial da BYD
A novidade já chega ao mercado com contratos assinados: 70 chassis BC-22LE serão destinados ao Corredor Verde de São Paulo, atendendo às operadoras Versão Campobello e Gatuzza. Os veículos serão encarroçados pela Caio, com o novo modelo de carrocerias eMillennium BRT, e entregues até o fim de 2025.
Mas, como mostrou de forma exclusiva do Diário do Transporte, o diretor de veículos comerciais da BYD, Marcelo Schneider, disse que para o ano que vem já são cerca de 200 ônibus de 22 metros do modelo da Caio com tecnologia Blade da BYD já negociados com previsão de entrega ao longo de 2026.
Relembre
VÍDEO: Ônibus do projeto Corredor Verde, de Nunes, já terão baterias que carregam pela metade do tempo (Blade): 200 unidades
A BYD afirma que a linha Blade não se limitará aos dois modelos apresentados e que novas versões serão anunciadas em breve. Para a empresa, a combinação de maior autonomia, menor peso e recarga mais rápida pode ampliar o alcance da eletromobilidade no transporte urbano brasileiro.
Alexandre Pelegi e Adamo Bazani, jornalistas especializados em transportes
Colaborou Arthur Ferrari