Publicado em: 13 de agosto de 2025
Levantamento aponta impacto ambiental positivo de metrôs, trens e VLTs operados pela empresa em três estados
YURI SENA
A plataforma de transporte sobre trilhos da Motiva, nova marca do Grupo CCR, contribuiu para evitar a emissão de 115.721 toneladas de gases de efeito estufa no primeiro semestre de 2025.
O resultado foi alcançado graças à escolha de milhões de passageiros pelos trens, metrôs e VLTs administrados pela companhia na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, em vez do transporte individual ou por ônibus.
Em São Paulo, as linhas operadas pela empresa registraram quase 299 milhões de embarques, o que representa a redução de 93.769 toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e). No Metrô Bahia, com 57 milhões de passageiros, a estimativa é de 17.880 toneladas evitadas. Já o VLT Carioca, no Rio de Janeiro, somou quase 13 milhões de embarques e reduziu 4.072 toneladas de poluentes.
O cálculo considera uma média de deslocamento de 5 km por passageiro e simula a substituição do transporte sobre trilhos por carros ou ônibus — com estimativa de que 20% das viagens seriam feitas de automóvel e 80% por transporte rodoviário coletivo.
Segundo a Motiva, além de diminuir a emissão de gases, o transporte sobre trilhos contribui para a melhoria da qualidade do ar, redução do tempo de deslocamento e mais qualidade de vida nas cidades. A empresa afirma que continuará investindo em eficiência, conforto e sustentabilidade para ampliar o impacto positivo nos próximos anos.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte