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Metrô de Recife (PE) não funciona nesta quinta-feira (14), durante paralisação de 24h em protesto contra privatização do sistema


Foto: Reprodução/CBN Recife/TV Globo

Todas as estações ficam fechadas até às 22h; linhas de ônibus operam com reforços

ARTHUR FERRARI

Mais de 180 mil passageiros são afetados pelo não funcionamento do Metrô de Recife (PE) neste quinta-feira, 14 de agosto de 2025, quando todas as estações estão fechadas em protesto dos funcionários contra a privatização do sistema.

A paralisação, que começou às 22h de quarta (13) e se encerra após 24h, mantém todas as 37 estações fechadas e acontece após decisão dos metroviários em assembleia.

Com a paralisação dos trens, linhas de ônibus ganharam reforços nas frotas, além da ativação de itinerários emergenciais.

Linhas reforçadas:

  • 200 – TI Jaboatão (Parador)
  • 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
  • 185 – TI Cabo
  • 181 – Cabo (Cohab) / TI Cajueiro Seco
  • 115 – TI Aeroporto/TI Afogados
  • 168 – TI Tancredo Neves (Conde Boa Vista)
  • 2450 – TI Camaragibe (Centro)
  • 2480 – TI Camaragibe (Derby)

Linhas emergenciais ativadas:

  • 238 – TI Jaboatão/TI Barro
  • 858 – TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro
  • 2481 – TI Camaragibe/TI TIP

Linha do Tempo da Concessão do Metrô do Recife

  • Final de 2021/início de 2022
    Estudos de viabilidade técnica e econômica para estadualizar e conceder o Metrô do Recife foram apresentados ao Ministério da Economia. O modelo prevê concessão pública simples de 30 anos, com aportes públicos estimados em R$ 8,4 bilhões — R$ 3,8 bilhões da União e R$ 700 milhões do Estado de Pernambuco, além de R$ 1,4 bilhão reservado para equilíbrio financeiro do contrato.
  • Novembro de 2024
    Ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirma que o estudo do BNDES será concluído em dezembro e dará base para definir a modelagem da concessão com o governo estadual.
  • Maio de 2025
    • O CPPI (Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos) aprova a Resolução nº 324, autorizando formalmente a transferência dos ativos da CBTU em Recife e a concessão da operação à iniciativa privada, com o BNDES como agente licitante.
    • A governadora assume que o metrô está sucateado e em risco para os usuários, informa que não há prazo definido para a transferência dos bens da União ao Estado e confirma que o processo será conduzido por licitação do BNDES.
  • 23 de maio de 2025
    O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) reage, expressando “profunda indignação” à decisão divulgada no Diário Oficial da União.
  • Agosto de 2025
    Trabalhadores decretam greve de 24 horas, iniciada em 13 de agosto às 22h, protestando contra a privatização e exigindo investimentos públicos para recuperação do sistema. O movimento ocorre durante visita do presidente Lula ao Recife.
  • A Frente Sindical e Entidades Reforçam a oposição
    A Federação Nacional dos Metroferroviários (Fenametro) classifica a concessão como “retrocesso inaceitável” e aponta que outros países estão revertendo privatizações em prol de transporte público robusto e integrado.
    No mesmo sentido, representante sindical defende que a expansão da rede (até 150 km até 2054) só se concretizará com políticas públicas firmes, não sob lógica privada.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte





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