36.2 C
Rondonópolis
sábado, 16 agosto - 16:34
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPrefeitura de São Paulo destaca avanços nas obras do corredor de ônibus...

Prefeitura de São Paulo destaca avanços nas obras do corredor de ônibus da Amador Bueno da Veiga, na Zona Leste


Projeto de R$ 66,8 milhões já executou etapas de drenagem, calçadas, paradas e enterramento de redes; conclusão está prevista para agosto de 2026

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São Paulo informou nesta sexta-feira, 15 de agosto de 2025, que as obras de requalificação do corredor de ônibus da Avenida Amador Bueno da Veiga avançam com a execução de importantes etapas. O projeto contempla 5 km de extensão, desde a confluência da Rua Dr. João Ribeiro com a Praça Micaela Vieira até a Rua Embira, junto à Avenida São Miguel, no bairro da Penha, beneficiando diariamente mais de 106,5 mil usuários do transporte coletivo.

Com investimento de R$ 66,8 milhões, a modernização do corredor exclusivo prevê pavimento rígido em concreto nas paradas e pavimento flexível nas demais faixas, paradas com superguia de 28 cm para embarque e desembarque nivelado, infraestrutura para monitoramento por câmeras, melhorias de microdrenagem, renovação da sinalização viária e adequações de acessibilidade. A previsão é de que a obra seja concluída em agosto de 2026.

A estimativa é que a modernização beneficiará mais de 106,5 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo diariamente.

Avanços já realizados

Segundo balanço da Prefeitura, os principais avanços até aqui incluem:

  • Infraestrutura de drenagem: mais de 900 metros de novas redes de águas pluviais, com reforma e ampliação de bocas de lobo e poços de visita, entre as ruas Padre João e Padre Olivetanos;

  • Guias e sarjetas: instalação de 1.940 metros de guias e sarjetas de concreto, abrangendo a Praça Dona Micaela, ruas adjacentes e a Av. São Miguel (trecho binário);

  • Pavimento flexível: aplicação de 1.860 metros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) nas faixas de rolamento;

  • Paradas modernizadas: nove pontos já receberam 2.500 toneladas de concreto de alta resistência, incluindo o terminal da Praça Dona Micaela;

  • Infraestrutura subterrânea: execução de 2,5 km de rede para enterramento de média tensão (ENEL) e 1.920 metros de valas técnicas para telecomunicações, permitindo integrar iluminação pública, CET e SPTrans;

  • Calçadas acessíveis: construção de 1.800 metros de novas calçadas adaptadas, garantindo segurança e acessibilidade aos pedestres.

Enterramento de redes e sinalização viária

Entre as ações de maior impacto estão o enterramento das redes de energia e telecomunicações e a renovação da sinalização viária. O enterramento elimina a poluição visual causada por cabos aéreos e aumenta a segurança e a confiabilidade da rede elétrica e de dados, reduzindo riscos de interrupções e acidentes. Já a nova sinalização garante melhor organização do tráfego e maior segurança para passageiros, motoristas e pedestres, sendo um componente essencial para a modernização da mobilidade na região.

Valor atualizado e prazos prorrogados

O contrato foi firmado em dezembro de 2023, com valor original de R$ 62 milhões e previsão de entrega em dezembro de 2024.

Em julho de 2025, foi aprovado um reajuste contratual de R$ 1,836 milhão (corrigido conforme IPC-FIPE), elevando o investimento total para R$ 64,66 milhões. A conclusão da obra, que havia sido prorrogada para agosto de 2025, agora está prevista para o primeiro semestre de 2026.

O Consórcio Corredor Amador Bueno é o responsável pela execução do projeto.

Relembre:

Prefeitura de São Paulo autoriza mais um reajuste contratual de obra do Corredor Amador Bueno da Veiga

Impacto esperado

Quando concluída, a requalificação representará um salto de qualidade na mobilidade da Zona Leste, reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando a eficiência do transporte público. Além de melhorar a infraestrutura viária, o projeto trará mais segurança, conforto e acessibilidade, beneficiando diretamente a população e impulsionando o desenvolvimento local.





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments