Publicado em: 18 de agosto de 2025
No último sábado (16), foi executada a concretagem da laje de fundo da futura Estação Anália Franco
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na última semana, o Metrô de São Paulo concluiu mais uma importante etapa nas obras civis de ampliação da Linha 2-Verde ao realizar mais uma fase de concretagem nos canteiros de obra das futuras estações Santa Isabel e Anália Franco. Em operações ininterruptas, cada canteiro registrou um total de 11 horas de atividades.
Na quarta-feira (13), a concretagem na estação Santa Isabel – com 71% de avanço – iniciou às 6h e foi realizada na laje de arraste do túnel norte do canteiro. A operação foi encerrada por volta das 17h e demandou cerca de 255 m³ lançado ininterruptamente por 32 betoneiras.
Já no último sábado (16), foi executada a concretagem da laje de fundo da futura Estação Anália Franco, também parte da expansão da Linha 2-Verde e que já conta com 89% de avanços físicos. A operação, que teve início às 6h30 e encerrou pouco antes das 18h, durou menos de 12 horas. Os trabalhos incluíram o lançamento ininterrupto de aproximadamente 1.300 m³ de concreto — o equivalente a 162 betoneiras — e marcaram mais um avanço significativo nas obras da estação que conectar com a futura Linha 16-Violeta.
A complexidade das operações exigiu um planejamento logístico robusto, contando com a participação de 40 colaboradores, com interdições viárias, suporte das equipes para garantir a fluidez do trânsito e medidas rigorosas de segurança e mitigação de impactos à comunidade.
Vale destacar que essa etapa é essencial para o progresso do empreendimento que vai conectar a Linha 2-Verde à estação Penha da Linha 3-Vermelha. Ao todo, as estações do primeiro trecho contam com aproximadamente 81% de avanço físico, enquanto as estações do segundo trecho já alcançaram 77,5% de avanço nas obras.
Novas estações da Linha 2-Verde
A futura estação Anália Franco, prevista para 2027, terá 28 mil m² para receber uma demanda projetada de 13 mil passageiros por dia. Com aproximadamente 40 metros de profundidade, a estação terá seis níveis internos – contando com a plataforma de embarque e mezaninos –, com 23 escadas rolantes, oito elevadores e outros elementos de acessibilidade.
Já a estação Santa Isabel, prevista para 2028, foi projetada com 12 mil m², cerca de 40 metros de profundidade, além de contar com sete níveis, quatro elevadores e 21 escadas rolantes. Ao todo, a estação tem capacidade para receber 13,2 mil passageiros diariamente.
Linha 2-Verde em expansão
O projeto de ampliação da linha contempla a ligação entre as estações Vila Prudente e Penha (Linha 3-Vermelha), com 8,3 km de extensão, sendo 8 km destinados à operação, oito novas estações e a incorporação de 22 trens adicionais. Esse novo trecho deverá beneficiar cerca de 1,2 milhão de passageiros que utilizarão a linha diariamente.
A primeira fase da expansão da Linha 2-Verde tem conclusão prevista para 2027, conectando Vila Prudente à Vila Formosa. Já a segunda etapa, que estenderá o trajeto até a Penha, está programada para ser entregue em 2028.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte