Publicado em: 5 de dezembro de 2024
Modelo Mascarello Gran Via com chassis VolksBus 22-260 vai ser usado de forma experimental
ALEXANDRE PELEGI
A Auto Viação Chapecó, empresa responsável pelo transporte coletivo em Chapecó (SC), apresentou nesta quarta-feira, 04 de dezembro de 2024, um novo ônibus com capacidade para 100 passageiros, 22 a mais que os veículos tradicionais. O objetivo é testar se o modelo maior melhora a eficiência do transporte público, diminuindo a quantidade de ônibus em circulação e, consequentemente, o trânsito na cidade.
O prefeito João Rodrigues destacou que o novo veículo substitui os articulados e será usado de forma experimental. “Se der certo, vai ser implantado e substituído aos poucos”, afirmou. A expectativa é que o novo ônibus transporte a mesma quantidade de passageiros que dois veículos tradicionais, reduzindo a frota em circulação”.
Com 15 metros de comprimento, o novo ônibus conta com três eixos, suspensão a ar, câmera de ré e tela para os passageiros visualizarem a velocidade. O modelo também possui porta elétrica com sistema de segurança que impede a movimentação do veículo com as portas abertas.
O investimento faz parte de um pacote de R$ 18 milhões e 110 mil para a aquisição de 26 novos ônibus. A idade média da frota, composta por 93 veículos, passou de 3,9 anos para 2,3 anos, enquanto a exigência contratual é de até 4,5 anos.
O novo ônibus, um VolksBus 22-260 com carroceria Mascarello Gran Via, será utilizado em linhas com poucas curvas fechadas, como as linhas 7/Trevo, 2/Tomazelli, 27/Ecofrigo e 23/Marechal Bormann.
A Auto Viação Chapecó realiza, em média, 25,8 mil viagens por mês, percorrendo 488,4 mil quilômetros e transportando 1 milhão e 354 mil passageiros.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes