Publicado em: 23 de agosto de 2025
Concessionária capacitou 92 profissionais em mais de 1.600 horas de atividades práticas e teóricas
ALEXANDRE PELEGI
A TIC Trens alcançou nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, um marco importante em sua preparação para assumir a operação da Linha 7-Rubi e implantar os serviços Trem Intercidades (TIC) e Trem Intermetropolitano (TIM). A empresa promoveu a formatura de 92 profissionais, entre maquinistas e controladores do Centro de Controle Operacional (CCO), após um intenso processo de capacitação iniciado em dezembro de 2024.
O grupo de 69 ferroviários da área de Tráfego e 23 do CCO passou por treinamentos que somaram mais de 1.600 horas, combinando teoria em sala de aula e atividades práticas em campo. Os futuros maquinistas receberam instruções sobre operação assistida, simuladores, normas de segurança e conhecimento técnico do trecho, acumulando mais de 700 horas de atividades. Já os controladores foram submetidos a mais de 800 horas de especialização em sinalização, via permanente, energia, sistemas de comunicação e segurança operacional.
Capacitação contínua
De acordo com a TIC Trens, os programas de formação não se restringiram ao domínio técnico, mas também buscaram integrar as equipes em um modelo de operação coordenado, que será essencial para a futura integração da Linha 7-Rubi com os novos serviços ferroviários.
“O trabalho conjunto entre maquinistas e controladores será decisivo para garantir conforto e segurança ao passageiro. Essa formatura é um passo concreto para a operação que entregaremos à população”, declarou José Luiz Bastos, diretor de Operação e Manutenção da TIC Trens.
Histórias pessoais
Entre os formandos, experiências familiares e de longa trajetória ferroviária chamaram a atenção. O inspetor de tráfego Vanderson Estevão da Silva, com quase três décadas dedicadas ao setor, lembrou que a ferrovia sempre foi uma escolha de vida, inspirando inclusive sua família. Já o jovem controlador Guilherme Firmino Cordeiro, de 26 anos, reforçou a tradição ferroviária herdada de mãe, padrasto, tio e irmãos, que também atuam em diferentes funções ligadas aos trens.
“Quando conheci um CCO pela primeira vez, percebi a grandeza da profissão e decidi que esse seria meu caminho. Quero crescer na ferrovia, degrau por degrau”, relatou.
TIC Trens e os novos serviços
A concessionária, formada pelo Grupo Comporte e pela fabricante chinesa CRRC, é responsável por um dos maiores projetos ferroviários do país. O Trem Intercidades Eixo Norte conectará São Paulo a Campinas em velocidade de até 140 km/h e com capacidade para 860 passageiros. O projeto inclui ainda o Trem Intermetropolitano, que fará o percurso Jundiaí–Campinas em 33 minutos, além da modernização e operação da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes