25.6 C
Rondonópolis
domingo, 24 agosto - 00:47
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPrimeiro “superarticulado” elétrico nacional de Goiânia com tecnologia Eletra é entregue neste...

Primeiro “superarticulado” elétrico nacional de Goiânia com tecnologia Eletra é entregue neste sábado (23)


Veículo será introduzido no “Eixo Anhanguera”, de BRT, e, diferentemente da configuração para a capital paulista e ABC, possui piso alto para plataformas

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

Já está em Goiânia o primeiro ônibus elétrico do tipo “superaticulado” com tecnologia 100% nacional desenvolvida pela Eletra Industrial, empresa sediada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O ônibus foi recebido neste sábado, 23 de agosto de 2025, pela empresa concessionária HP Transportes Urbanos, uma das operadoras do sistema de transportes da Região Metropolitana de Goiânia.

Nos próximos dias, o veículo deve ser introduzido no sistema de corredores da região, o BRT/BRS “Eixo Anhanguera”, o chamado “eixão”.

Diferentemente da configuração para a capital paulista e ABC, locais onde a Eletra fornece a maior parte dos modelos de ônibus elétricos, mas com piso baixo, o modelo de Goiânia possui piso alto para plataformas.

Já existem veículos do tipo “superarticulado” no sistema. São modelos montados em Campinas (SP), mas de tecnologia da chinesa BYD, que traz da China todo o conjunto de eixos, longarinas, motores e baterias.

O modelo da Eletra, além de ter a tecnologia desenvolvida no Brasil, possui conjunto produzido localmente, com chassi Mercedes-Benz, modelo O-500 MDA, fabricado em São Bernardo do Campo (SP), e motores e baterias da WEG, de Jaraguá do Sul (SC).

A carroceria é da Caio, E-Millennium, de Botucatu (SP).

Os modelos BYD recebem também carrocerias brasileiras: Caio e Marcopolo, de Caxias do Sul (RS).

Recentemente, o sistema Goiano também anunciou a compra de ônibus elétricos da Volvo, instalada em Curitiba (PR), com carrocerias da Marcopolo. A frota, composta por 21 veículos do modelo Volvo BZRT — sendo 16 articulados e 5 biarticulados — vai também operar no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC).

Relembre:

Apesar da expansão da eletrificação da frota, o sistema de Goiânia optou por não apostar em uma única tecnologia para reduzir a poluição pelo transporte coletivo, diante, principalmente das limitações ainda da infraestrutura das redes de distribuição de energia elétrica.

O Diário do Transporte mostrou recentemente que o governador Ronaldo Caiado anunciou um mix de modelos de ônibus.

De 130 veículos novos movidos a energia menos poluente previstos para o sistema de BRT, 50 são elétricos, 32 movidos a biometano (gás obtido na decomposição de resíduos) e 48 contam com a tecnologia Euro VI, que obedece às normas regulatórias europeias para emissão de poluentes.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments