Publicado em: 24 de agosto de 2025
Intervalos maiores e redução de velocidade marcarão a circulação durante todo o dia
YURI SENA
Neste domingo, 24 de agosto de 2025, os usuários da Linha 2-Verde do Metrô precisam se preparar para alterações no funcionamento. Por conta das obras do novo túnel que conectará a estação Consolação à futura integração com a Linha 4-Amarela, os trens circularão em via única entre as estações Brigadeiro e Consolação ao longo de todo o dia. A mudança provocará aumento nos intervalos e velocidade reduzida em toda a linha.
A intervenção faz parte da escavação do túnel sul, que já está com 55% concluído e terá 9,4 metros de extensão por 6,32 metros de diâmetro. O Metrô reforça que a restrição é necessária para garantir a segurança das obras.
Para evitar atrasos, a recomendação é que os passageiros utilizem alternativas de integração. Quem estiver na Linha 4-Amarela pode acessar a Linha 3-Vermelha pela República ou a Linha 1-Azul pela Luz. Passageiros da Linha 5-Lilás têm a opção de seguir até Santa Cruz e migrar para a Linha 1-Azul. Apenas os que vão para a Linha 15-Prata devem obrigatoriamente seguir viagem pela Linha 2-Verde.
O novo túnel, previsto para ser entregue em 2026, terá capacidade para até 18 mil pessoas por hora, agilizando transferências e diminuindo congestionamentos na região da Paulista.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte