Publicado em: 25 de agosto de 2025
Segundo prefeitura, que integrou negociações, houve acordo entre trabalhadores e viações
ADAMO BAZANI
A Prefeitura de Manaus (AM) informou no início da noite desta segunda-feira, 25 de agosto de 2025, que a greve de ônibus que havia sido anunciada para esta terça-feira (26) foi suspensa.
Assim, a estimativa é de que todos os ônibus operem normalmente.
A paralisação afetaria ao menos 50% da frota. O principal motivo, segundo o STTRM (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e Rodoviário de Manaus e Região Metropolitana), são os atrasos em pagamentos de salários e benefícios.
Além disso, a categoria é contra a demissão de cerca de 600 cobradores.
Sobre os atrasos, houve acordo entre as partes.
Em nota, a prefeitura diz que intermediou as negociações para ajudar a evitar a paralisação.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), acompanhou de perto as negociações entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, que tinham anunciado a paralisação dos serviços de transporte coletivo para esta terça-feira, 26/8.
Com a mediação e o acompanhamento da Prefeitura, as partes chegaram a um entendimento que resultou no cancelamento da greve. Dessa forma, o sistema de transporte público funcionará normalmente, garantindo a mobilidade da população que depende diariamente dos ônibus para se deslocar pela cidade.
A Prefeitura de Manaus reforça que a prioridade é assegurar que a população não seja prejudicada e que o transporte coletivo funcione com regularidade e segurança.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes