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Curitiba (PR) lança linha especial de ônibus nas Mercês durante obras do Novo Inter 2


Terminal Campina do Siqueira

Operação começa em 1º de setembro; nova linha X46 fará ligação entre a estação-tubo Mercês e o Terminal Campina do Siqueira

ALEXANDRE PELEGI

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai colocar em operação, a partir das 9h da próxima segunda-feira, 1º de setembro de 2025, a linha especial X46-Especial Mercês. O novo serviço circular foi criado para atender passageiros afetados pela desativação da estação-tubo Mercês (sentido Centro/Campina do Siqueira), em razão das obras do Novo Inter 2 que bloqueiam parcialmente a Alameda Presidente Taunay.

Linhas impactadas

Com a interdição, três linhas tradicionais deixarão de parar na estação-tubo Mercês no sentido Centro:

  • 023 – Inter 2 (antihorário)
  • 307 – Bairro Alto/Santa Felicidade
  • 902 – Santa Felicidade/Praça Tiradentes

Itinerário da nova linha

A X46 terá ponto inicial na estação-tubo Mercês (sentido Santa Felicidade) e seguirá pelas ruas Jacarezinho, Alcides Munhoz, Alameda Presidente Taunay, Marcelino Champagnat, Julia Wanderley, Francisco Rocha e Padre Agostinho, chegando ao Terminal Campina do Siqueira. O retorno será feito pelas vias Jerônimo Durski, Martim Afonso, estação-tubo Praça 29 de Março, Brigadeiro Franco e Avenida Manoel Ribas, retornando à estação Mercês.

Durante o trajeto, a linha fará atendimento nos pontos do Terminal Campina do Siqueira, estação-tubo Praça 29 de Março e novamente na estação-tubo Mercês (sentido Santa Felicidade/Cabral/Campina do Siqueira).

Detalhes do Novo Inter 2

O Novo Inter 2 é uma das principais obras de mobilidade em andamento em Curitiba, abrangendo 28 bairros e prevendo a modernização de cerca de 38 quilômetros de vias. O projeto tem como objetivo requalificar o trajeto da linha Inter 2 e do Interbairros II, que transportam em torno de 181 mil passageiros por dia.

As intervenções incluem pavimentação em asfalto e concreto, novas calçadas acessíveis, drenagem, iluminação pública, paisagismo, sinalização e faixas exclusivas para ônibus. Entre as obras em andamento destacam-se:

Lotes 3.1 e 3.2 (Uberaba, Hauer e Boqueirão): requalificação de 11 km de ruas, com investimentos de R$ 139 milhões, incluindo a construção de uma nova ponte sobre o Canal Belém.

Lote 4.1 e 5 (Mercês, Vista Alegre, Bom Retiro e Centro Cívico): obras em 5 km de vias, como a Roberto Barrozo e Aristides Teixeira, além da requalificação de ruas no entorno da estação Mercês. Valor: R$ 65,6 milhões.

Lote 2 (Capão Raso e Novo Mundo): requalificação de 8,8 km de vias, abertura de novas ligações viárias e obras de acessibilidade, com investimento de R$ 99,1 milhões.

O financiamento é realizado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da Prefeitura, com prazo médio de 18 meses por lote. Apesar da amplitude, o projeto tem recebido críticas quanto à transparência e à execução dos contratos, já que algumas etapas anteriores sofreram atrasos e rescisões.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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