Publicado em: 1 de setembro de 2025
Publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, oficializa a contratação da empresa, que já fabricou as unidades, para serviços de manutenção preventiva e corretiva por 30 meses
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) oficializou a contratação da CAF – Brasil Indústria e Comércio S.A. para a prestação de serviços de engenharia especializados na manutenção preventiva e corretiva dos trens que compõem as séries 7000 e 7500. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta segunda-feira, 1º de setembro de 2025.
O contrato, assinado em 28 de agosto de 2025, tem um valor total de R$ 151.476.572,33 e vigência de 30 meses. O escopo abrange a execução dos serviços de manutenção e o fornecimento de todos os materiais e insumos necessários, com exigência de padrões de qualidade, confiabilidade e disponibilidade.
Rescisão de contrato anterior
A licitação foi lançada dia 08 de abril deste ano. No mesmo dia a CPTM publicou a rescisão unilateral do contrato referente à manutenção preventiva e corretiva de 80 trens da Série 7000, que estava sob responsabilidade do Consórcio Hyundai Rotem-Maintrains. O contrato anterior também incluía o fornecimento de insumos e materiais.
CAF e a história dos trens 7000 e 7500
A CAF já possui uma trajetória consolidada junto à CPTM. A empresa venceu a concorrência internacional em 2007 para a aquisição de 40 trens unidade elétricos de oito carros da Série 7000, dentro de um programa de modernização da malha ferroviária. O investimento contou com financiamento de US$ 1,74 bilhão do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e do Japan Bank for International Cooperation (JBIC).
A CAF construiu uma fábrica em Hortolândia, interior paulista, onde produziu 38 dessas composições. O primeiro trem, fabricado na Espanha, foi entregue em janeiro de 2010.
Já em 2008, a empresa foi novamente vencedora em licitação para o fornecimento de oito trens da Série 7500, em contrato de R$ 272,2 milhões. Essas unidades entraram em operação em agosto de 2011, inicialmente atendendo a Linha 9–Esmeralda.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes