Publicado em: 5 de setembro de 2025
Projeto é inspirado em uma antiga ferrovia em Blumenau (SC); composição irá circular entre as estações de Osasco e Grajaú
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A ViaMobilidade, em parceria com a marca de cerveja Eisenbahn, apresentou na última quinta-feira, 04 de setembro de 2025, um trem inédito que fará parte do serviço Expresso The Town, na Linha 9-Esmeralda, adesivado com a identidade visual da bebida alcoólica.
Para materializar a primeira participação da marca no festival, a Eisenbahn leva aos trilhos da cidade um trem cenografado em formato de locomotiva, que cruzará as estações de Osasco ao Grajaú. A ideia parte da integração da marca em transportar os passageiros por uma imersão em pontos inesquecíveis da capital, como o Parque Villa Lobos, Ponte Estaiada e o Rio Pinheiros, interligando ao Autódromo de Interlagos, local da segunda edição do festival.
“Com essa estratégia integrada, conseguimos reforçar o posicionamento da Eisenbahn e estreitar ainda mais nossa conexão emocional com os consumidores. Para nós, o The Town é muito mais do que um festival de música, é um destino onde as pessoas celebram suas conquistas com autenticidade, e queremos estar presentes nesse momento, brindando cada história com uma Eisen gelada”, afirma Renan Ciccone, diretor de marketing de premium brands do Grupo HEINEKEN.
O projeto da locomotiva é inspirado em uma antiga ferrovia em Blumenau (SC), que se une à história da marca, fundada em 2002, na região sul do Brasil. A ação, realizada pela Eletromidia, será acompanhada também por um plano de mídia complementar que inclui pontos de ônibus, presença em telas e relógios digitais, além de outro trem adesivado que circula pela cidade.
“O conceito ‘Locomotivas’ de Eisen representa a perseverança daqueles que traçam o seu próprio caminho. Nosso desafio para o patrocínio do festival foi elevar esse conceito a algo que fosse muito além de uma campanha. Nada traduz melhor isso do que colocar um trem real, circulando pela cidade, levando as pessoas até o The Town. É uma ideia que conecta história, música e experiência de forma icônica”, explica Rafael Donato, CCO da Ogilvy Brasil.
“Estamos felizes em colocar na rua mais um projeto com a Eletromidia. Por meio da nossa parceria de longa data, a empresa viabilizou a entrega da locomotiva além de diversos outros projetos de mídia. No The Town 2025, a Eisenbahn volta para os trilhos, seu lugar de origem, em uma ação que une criatividade, inovação e autenticidade. A iniciativa traduz o DNA da marca e reforça nossa essência de levar projetos de mídia capazes de surpreender e conectar o público”, comenta Fernanda Saboya, Diretora de conexões com o consumidor do Grupo HEINEKEN.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte