Publicado em: 6 de setembro de 2025
Eventos e ações pela memória e valorização do ônibus se espalham pelo País
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
Enquanto o poder público não valoriza a história dos transportes, como no exterior, onde museus bem equipados preservam a memória de ônibus, trens e bondes que transportaram milhões e milhões de vidas e sonhos, no Brasil, é a iniciativa privada e, em especial, entusiastas que assumem este papel.
E, positivamente, eventos e ações se espalham pelo País.
Neste sábado, fim de semana, dois exemplos demonstram a união para que seja mantida viva a memória não apenas de modelos de ônibus antigos, mas de profissionais e admiradores da mobilidade que ao longo de décadas contribuíram para o desenvolvimento e cidadania por um dos pilares básicos que é o direito de ir e vir.
Em Lagoa Santa (MG), ocorre a Caravana/Encontro de Jardineiras, Ônibus e Caminhão neste sábado e domingo, 06 e 07 de setembro de 2025. Em frente ao Mercadão Internacional são expostos ônibus e caminhões de diversas épocas, empresas e de colecionadores de diversas partes do País
De tão bem conservados, alguns veículos, mesmo com 40, 50 ou 60 anos até, vieram rodando centenas e centenas de quilômetros.
Já no ABC Paulista, foi a vez do Museu do Transporte fazer uma volta de apresentação de um ônibus articulado emblemático e que marcou a história recente dos transportes na Grande Vitória. O veículo poderia ser desmanchado e com ele, perdida esta página da memória . O modelo é Busscar Urbanuss Pluss – Mercedes-Benz O-500MA, fabricado em 2008. O Grupo Santa Zita, de Cariacica (ES) , cedeu o veículo.
O Museu, cujo um dos trabalhos é “salvar” veículos marcantes de irem para o ferro-velho, organiza uma rifa para angariar fundos que podem ajudar no restauro de um outro veículo raro.
Um trólebus, transformado em ônibus elétrico híbrido e com carregamento por indução e que traz a história do engenheiro Antônio Vicente, um dos pioneiros do desenvolvimento de tecnologias nacionais para ônibus elétricos, trólebus e híbridos. Vicente, que morreu neste ano de 2025, atuou na transformação deste veículo “único restante” no Brasil, para pesquisar modernizações e novas alternativas em eletromobilidade.
Relembre:
VÍDEO: Veículo que é “filho do pai do trólebus” receberá placa em homenagem ao seu criador criadores: Eng. Antônio Vicente Albuquerque de Souza e Silva
A rifa, no entanto, é para demandas gerais do Museu e Associação, que além desse elétrico, do articulado, tem no acervo um ônibus urbano de três eixos que marcou a história dos transportes em Sorocaba.
Cada número da rifa custa R$20 e será sorteada uma miniatura de um ônibus internacional Scania de três eixos, mas com a pintura do Corredor ABD, operado pela NEXT Mobilidade.
Mais informações nas páginas das redes sociais da entidade: @museudotransporte
Outubro também terá evento
Nos dias 18 e 19 de outubro de 2025 acontecerá o Evento Red Bus Fest Edição Especial em Holambra (SP), das 9h às 17h. O evento é cara família mesmo: itinerante, reúne colecionadores em locais de atração turística, aliando entretenimento e uma oportunidade de ver exposições de ônibus históricos e, ao mesmo tempo, passear com os familiares.
A edição em Holambra ocorre no Moinho dos Povos Unidos, local que é uma atração à parte e fica na Alameda Maurício de Nasau, 249 – centro.
Novembro também será recheado de eventos.
Em Curitiba, depois de três anos, retorna a tradicional Exponi, uma exposição de ônibus antigos de diferentes épocas que reúne os veículos com o restauro com alto nível de detalhamento e bem raros.
A edição de 2025 traz uma homenagem especial: os 50 anos do sistema expresso de transportes da capital paranaense, que marcou não somente a história dos transportes de Curitiba como também serviu de exemplo adotado em políticas de mobilidade em diversos países, o BRT de Jaime Lerner, implantado pelo prefeito em 1974.
O evento será no sábado 08 de novembro de 2025, das 09h às 17h, na garagem da Auto Viação Redentor, que fica na Av. Juscelino K. de Oliveira, 14295 – CIC – Curitiba (PR).
Ainda em novembro, ocorre a segunda BBF (BusBrasil Fest) do ano de 2025.
O evento é considerado um dos maiores do gênero na América Latina e faz uma espécie de linha do tempo, reunindo modelos históricos de diferentes décadas e veículos atuais e modernos, alguns até mesmo lançamentos que ainda nem foram comercializados no mercado ou foram recentemente incorporados à frotas de transportes públicos.
A segunda BBF de 2025 é a 22ª edição da história do evento, que começou em 2001, e ocorre no dia 16 de novembro de 2025, em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa no centro de Barueri.
Mais informações nas páginas das redes sociais da entidade: @busbrasilfestoficial
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Yuri Sena