Publicado em: 7 de setembro de 2025
Nas próximas semanas, passageiros que utilizam o serviço para ir ao Aeroporto Internacional de Guarulhos ou para retornar à capital terão à disposição composições a cada meia hora
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir deste domingo, 07 de setembro de 2025, o Expresso Aeroporto da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inicia a operação assistida para diminuição dos intervalos entre os trens. Entre 5h e meia-noite, aos domingos, os passageiros que utilizam o serviço para ir ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) ou para retornar à capital terão à disposição composições a cada meia hora.
A análise é imprescindível para a avaliação operacional, permitindo que a redução do intervalo seja considerada também nos feriados. Ao mesmo tempo, o estudo servirá para analisar a possibilidade de implementação aos sábados e dias úteis, mas somente nos horários de vale. Isso ocorre porque a circulação afeta as Linhas 11-Coral e 12-Safira, impedindo a expansão para os horários de pico devido ao grande fluxo de passageiros.
Recentemente, a CPTM reduziu os intervalos médios das linhas 12-Safira, 13-Jade e do Expresso Linha 10.
A Linha 12-Safira teve seu intervalo reduzido e a retirada do loop interno, permitindo a circulação direta entre Brás e Calmon Viana com intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico.
Na Linha 13-Jade, o intervalo médio reduziu para 10 minutos nos horários de pico, aumentando a oferta de lugares para os passageiros e beneficiando todos que utilizam o trajeto.
Já no Expresso Linha 10, que realiza viagens entre as estações Santo André e Tamanduateí nos horários de pico da manhã e da tarde, o intervalo médio entre os trens passou para 20 minutos.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte