26.3 C
Rondonópolis
terça-feira, 9 setembro - 04:34
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesMetrô de São Paulo lança campanha para prevenir acidentes, que irá abranger...

Metrô de São Paulo lança campanha para prevenir acidentes, que irá abranger instalação de portas de plataforma, sensores e barreiras físicas


Foto: Reprodução/Agência SP

Projeto também aborda temas como: atenção ao uso do celular, respeito à faixa amarela, aguardar o desembarque, sinalização visual e sonora, uso adequado de escadas rolantes e fixas, além da importância de não segurar portas ou correr na plataforma

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

O Metrô de São Paulo comunicou nesta segunda-feira, 08 de setembro de 2025, o início de uma nova campanha de prevenção de acidentes, com foco na conscientização sobre o papel de cada passageiro na construção de um ambiente mais seguro nas estações e trens. Com o conceito “Juntos fazemos o Metrô seguro”, a ação ressalta que a segurança é resultado da soma entre tecnologia, operação qualificada e comportamento responsável de todos as pessoas que utilizam o sistema metroviário.

A campanha tem uma abordagem educativa, voltada à promoção de atitudes seguras por parte dos passageiros, atuando em complemento às medidas já adotadas pelo Metrô. Entre elas a instalação de portas de plataforma, sensores e barreiras físicas, o monitoramento constante das estações e trens e atuação direta das equipes.

O conteúdo aborda temas como: atenção ao uso do celular, respeito à faixa amarela, aguardar o desembarque, sinalização visual e sonora, uso adequado de escadas rolantes e fixas, além da importância de não segurar portas ou correr na plataforma.

A última pesquisa de comportamento, de 2024, identificou como atitudes inadequadas mais frequentes:

  • Correr para pegar o trem (72%);
  • Não esperar o desembarque para entrar (71%);
  • Ficar na porta atrapalhando a passagem (67%);
  • Empurrar para embarcar ou desembarcar (67%);
  • Ultrapassar a faixa amarela (65%);

Há estações e grupos específicos de passageiros que também exigem mais cuidados, como:

  • Idosos e pessoas com mobilidade reduzida, principalmente em estações próximas a hospitais (Clínicas, Santa Cruz);
  • Passageiros não habituais com bagagens (Jabaquara, Tietê, Barra Funda);
  • Estudantes (São Joaquim, Ana Rosa, Japão-Liberdade, Barra Funda);
  • Consumidores com volumes (São Bento, Brás, Sé).

As mensagens serão veiculadas em mídias indoor (como o sistema TVMinuto), painéis digitais e em perfis nas redes sociais. A campanha também prevê a inclusão de personagens educativos e materiais lúdicos em suas próximas etapas.

Com mais de 3 milhões de passageiros transportados diariamente, o Metrô foi concebido, há mais de 50 anos, com uma premissa inegociável e seguida à risca até os dias de hoje: a segurança das pessoas em primeiro lugar. O compromisso com a segurança operacional e a cultura de prevenção de acidentes entre os passageiros estão sempre presentes em todas as iniciativas da Companhia, desde os procedimentos de operação cotidianos até campanhas institucionais como essa.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments