Publicado em: 9 de setembro de 2025
Equipamento foi totalmente reformado e voltou a operar na segunda-feira (08)
ARTHUR FERRARI
O Metrô de São Paulo reabriu ao público nesta segunda-feira, 8 de setembro de 2025, o elevador da Estação Jardim São Paulo, na Linha 1-Azul, depois de uma reforma completa. O equipamento havia sido destruído pelas enchentes registradas no início do ano e precisou passar por uma grande reforma.
A modernização envolveu troca de itens essenciais, incluindo painel de força e comando, central hidráulica, espelho, portas de cabine, barreira eletrônica, motor, módulo de porta, botoeiras, cabeamento elétrico, caixa de inspeção e displays. Após a instalação, o elevador foi submetido a testes técnicos para garantir confiabilidade no uso diário.
Durante o período de obras, o Metrô disponibilizou funcionários para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida e ofereceu serviço de táxi a partir da Estação Santana em casos necessários. Em agosto, também havia sido implantada no local uma plataforma elevatória inclinada (ECRE), reforçando a acessibilidade.
Além da entrega do elevador, começou nesta semana uma obra de mitigação contra enchentes na região. Para os trabalhos, foi necessária a interdição parcial do acesso localizado em frente à Igreja próxima à estação Jardim São Paulo. O bloqueio da escada e do corredor externo deve durar cerca de 30 dias, mas a entrada de passageiros seguirá funcionando normalmente.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte