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ANTT nega pedido da Kaiapó Transportes para operar linhas em quatro estados


Imagem ilustrativa

Empresa, habilitada em janeiro para solicitar TARs, tentou autorização para ligações entre Mato Grosso, Maranhão e Pará, mas pleito foi rejeitado

ALEXANDRE PELEGI

A Kaiapó Transportes não poderá operar as linhas Querência/MT – Presidente Dutra/MA e Sinop/MT – Santarém/PA, bem como suas respectivas seções. O pedido feito pela empresa foi indeferido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que considerou os mercados solicitados como não autorizados à requerente.

A negativa consta da Decisão SUPAS nº 1.306/2025, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 11 de setembro de 2025.

O ato, assinado pelo superintendente Juliano de Barros Samôr, se baseia na Resolução nº 6.033/2023, que regulamenta o transporte rodoviário coletivo interestadual de passageiros sob regime de autorização.

Assim, a Kaiapó segue sem poder explorar os mercados pretendidos, permanecendo sujeita às sanções previstas caso realize operação sem o devido termo de autorização.

Histórico recente

A empresa já havia aparecido no noticiário em janeiro de 2025, quando a ANTT publicou lista de sete companhias habilitadas a solicitar TARs para operar no regime de autorização. A Kaiapó figurava entre elas, ao lado de nomes como Viação Jacareí, Viação Redil e CS Brasil do Grupo JSL, dentre outras.

O indeferimento de agora mostra que, embora habilitada, a transportadora ainda não conseguiu converter essa condição em autorização efetiva para linhas interestaduais.

A Kaiapó Transportes Ltda. foi fundada em 4 de fevereiro de 2020 e está sediada em Novo Mundo, Mato Grosso. Conforme registro da Receita Federal, sua atividade principal é o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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