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Eletra fornece tecnologia dos ônibus elétricos que vão operar no BRT Metropolitano do Pará a partir de outubro


Sistema terá 40 veículos 100% elétricos produzidos no Brasil e deve atender 400 mil pessoas por dia na Região Metropolitana de Belém

ALEXANDRE PELEGI

O BRT Metropolitano do Pará, aguardado pela população desde os anos 1990, será inaugurado em outubro de 2025. O sistema, que vai ligar Belém a municípios vizinhos pela BR-316, contará com 40 ônibus 100% elétricos equipados com tecnologia de tração desenvolvida pela Eletra, fabricante sediada em São Bernardo do Campo (SP). O anúncio foi feito no último dia 5 de setembro pelo governador Helder Barbalho.

Estrutura do sistema

O corredor exclusivo terá 10,8 km de extensão, integrando Belém a Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. Segundo o governo estadual, cerca de 400 mil pessoas serão atendidas diariamente.

Ao todo, o sistema contará com 265 veículos:

  • 225 ônibus diesel Euro 6, que farão a alimentação do eixo principal;
  • 40 elétricos de 12 metros, que vão operar exclusivamente nas faixas expressas entre os terminais de Marituba, Ananindeua e a estação em São Brás, em Belém.

Os ônibus elétricos terão capacidade para cerca de 74 passageiros e são fruto de uma cadeia industrial nacional: plataforma de chassis Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo/SP), carroceria Caio (Botucatu/SP), baterias e motores WEG (Jaraguá do Sul/SC), além da eletrificação Eletra.

Impacto social e econômico

Durante vistoria às obras dos terminais, o governador Helder Barbalho destacou o impacto direto do sistema no orçamento das famílias. Ele citou o exemplo de estudantes que saem de Santa Izabel do Pará até a Universidade Federal do Pará (UFPA):

“Hoje, um jovem paga R$ 20 para ir e R$ 20 para voltar, um custo de cerca de R$ 40 por dia. Com o BRT Metropolitano, esse mesmo deslocamento custará R$ 4,60 para ir e R$ 4,60 para voltar”, afirmou o governador.

Mobilidade sustentável

Os veículos elétricos, que não emitem poluentes durante a operação, representam um passo relevante para a mobilidade sustentável na região. Segundo a Eletra, a participação no projeto é um marco para a empresa, que desde 1999 atua no desenvolvimento de tecnologias de tração elétrica no Brasil.

A presidente da companhia, Milena Braga Romano, ressaltou o caráter social do empreendimento:

““Mas, muito mais que uma conquista para a Eletra do ponto de vista de mercado, participar do BRT de Belém é, para todos nós, a coroação e a recompensa ao DNA que nos move, porque vai mudar a vida das pessoas para melhor. Um exemplo citado pelo governador Helder Barbalho, ao anunciar o início do sistema, aguardado desde os anos 1990 pela população, nos tocou muito e resumiu bem nossa missão. O BRT Metropolitano vai reduzir os custos e o tempo de deslocamento das pessoas que buscam uma vida melhor”.

A implantação do BRT Metropolitano do Pará vem sendo discutida há mais de três décadas e é considerada uma das principais obras de mobilidade da Região Metropolitana de Belém. Além da redução de custos e tempo de viagem, o sistema promete maior confiabilidade e integração tarifária com outras linhas urbanas e metropolitanas.

“Pelos nossos ônibus elétricos o futuro já chegou. O futuro de um transporte sustentável e confortável, mas também o futuro de milhões e milhões de pessoas que, como estes jovens citados, vão se beneficiar com o avanço da mobilidade sustentável. Transportamos sonhos com eficiência e sem poluir” – completou a diretora comercial da Eletra, Iêda Oliveira.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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