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VLT do Rio investe R$ 1 milhão em manutenção sob gestão da Motiva Trilhos


Operado pela concessionária VLT Carioca, sistema amplia equipamentos e reforça processos técnicos como parte da estratégia do grupo que reúne metrô, trens e VLT no Rio

ALEXANDRE PELEGI

O sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Rio de Janeiro, operado pela concessionária VLT Carioca, anunciou um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em novos equipamentos e modernização de processos de manutenção. O aporte faz parte da estratégia da Motiva Trilhos — braço do grupo Motiva Mobilidade, formado por CCR e Invepar — que passou a reunir e gerir as concessões sobre trilhos no estado, incluindo o VLT, o MetrôRio e a SuperVia.

Centro de manutenção no coração da cidade

As melhorias foram implantadas no Centro Integrado de Operação e Manutenção (CIOM), localizado no Centro do Rio, onde cerca de 30 composições passam diariamente por inspeções preventivas e corretivas. Os serviços são realizados, em sua maioria, no período noturno, entre 23h30 e 3h30, quando não há circulação comercial, por uma equipe técnica de 20 profissionais especializados.

Novos equipamentos

Entre os destaques do investimento está a modernização do kit de encarrilhamento, com dois novos macacos hidráulicos — um de elevação e outro de elevação com deslocamento — avaliados em R$ 350 mil. O conjunto é capaz de levantar e reposicionar um trem de 40 toneladas em poucos minutos, agilizando o atendimento em casos de ocorrências na via.

Também foi adquirida uma prensa de rodas, ao custo de R$ 441 mil, que permite desmontar e montar rodas diretamente no pátio de manutenção. Antes, era necessária a substituição integral da roda ao atingir o limite de desgaste. Agora, é possível trocar apenas o aro, reduzindo custos e ampliando a autonomia operacional.

Segurança reforçada

Outra medida foi a instalação de para-choques de fim de via nas duas linhas internas do pátio de manutenção, investimento de R$ 197 mil. O dispositivo aumenta a segurança ao impedir que as composições ultrapassem os limites da via, garantindo a posição correta para execução dos serviços pesados.

Estratégia integrada

Para a gestão, os investimentos refletem não apenas no VLT, mas em todo o conjunto de sistemas de trilhos sob a Motiva Trilhos. A meta é unificar padrões de segurança, eficiência e inovação, aproveitando sinergias entre VLT, MetrôRio e SuperVia.

De acordo com Magno Gomes dos Santos, gerente de manutenção do VLT Carioca, os ganhos são perceptíveis também ao usuário:

“Esses investimentos ampliam nossa capacidade operacional, reduzem o tempo de resposta às demandas e reforçam a segurança dos processos. No fim, quem ganha são os passageiros, que contam com um serviço ainda mais eficiente e confiável.”

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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