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A2 Transportes, Norte Buss e Auto Bless receberão da prefeitura de São Paulo mais de R$ 100 milhões para compra de 53 ônibus elétricos


Recursos fazem parte do programa de Eletrificação da Frota de Veículos do Sistema Municipal de Transporte Coletivo e referem-se a despesas para o ano de 2025.

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA), reservou recursos superiores a R$ 100 milhões para a aquisição de 53 novos ônibus elétricos que irão compor a frota do sistema municipal de transporte coletivo.

As notas de reserva foram emitidas no dia 12 de setembro de 2025, dentro do programa de eletrificação da frota. Os valores têm como origem dotações de subvenções econômicas, com a finalidade de apoiar financeiramente a transição energética das empresas operadoras.

As empresas contempladas atual no chamado Grupo Local de Distribuição do sistema de transporte coletivo da capital pialista.

A2 Transportes (Lote D9) – Autorização de empenho no valor de R$ 86,3 milhões (R$ 86.332.187,70), para a aquisição de 45 veículos elétricos básicos;

Norte Buss Transportes (Lotes D1 e D2) – São dois empenhos:

– R$ 9,6 milhões (R$ 9.592.465,30) para a compra de 5 veículos; e

– R$ 1,9 milhão (R$ 1.918.493,06) para 1 veículo adicional.

Auto Bless Transportes (Lote D12) –  Autorização de empenho no valor de R$ 4,1 milhão (R$ 4.161.138,68), destinada à aquisição de 2 veículos elétricos básicos.

Detalhes dos despachos

Os despachos foram assinados pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Jorge Caldeira, com base na Portaria Conjunta SMT.SETRAM/SF nº 2, de 30 de novembro de 2023.

Em todos os documentos, a Assessoria Jurídica da pasta destacou a regularidade dos processos e autorizou a emissão das notas de empenho correspondentes, publicadas sob diferentes números de reserva (78.844/25, 78.847/25, 78.854/25 e 78.880/25).

A soma das reservas para as três empresas resulta em 53 ônibus elétricos, totalizando R$ 102 milhões em recursos públicos. O investimento integra a política municipal de acelerar a substituição da frota movida a diesel por veículos de emissão zero.

Valores

O objetivo é cumprir as metas previstas na legislação municipal e no Programa de Eletrificação da SMT, que busca reduzir significativamente a poluição atmosférica e as emissões de gases de efeito estufa no transporte público paulistano.

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 24 de julho de 2024 a prefeitura reajustou a tabela dos preços dos ônibus elétricos e a diesel dos diferentes modelos que rodam no sistema de transporte coletivo da capital.

A nova tabela atualiza os valores com base maio/2024, com efeito retroativo ao primeiro anos do mês.

Em todos os seis modelos houve aumento da diferença a ser paga pela prefeitura em 2,77%.

Veja um comparativo entre as duas tabelas:

As viações terão de fornecer à SPTrans cronograma de substituição de modelos a diesel por elétricos até 31 de agosto de cada ano.

A portaria publicada no dia 30 de novembro diz que parcela do ônibus a ser subvencionada não poderá ser superior à diferença entre os preços de referência do ônibus elétrico e do ônibus a diesel.

Próximos passos

Com os recursos empenhados, as empresas deverão avançar na formalização dos contratos de aquisição junto aos fabricantes. A previsão é de que parte desses veículos seja entregue a partir de 2026, acompanhando o cronograma de eletrificação definido pelo município.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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