Publicado em: 17 de setembro de 2025

Três paradas deixam de operar até o fim de setembro, impactando linhas do Boqueirão, Circular Sul e Sítio Cercado
ARTHUR FERRARI
A Prefeitura de Curitiba (PR), por meio da Urbanização de Curitiba (Urbs), informou que três estações-tubo deixarão de funcionar entre esta quarta-feira (17) e 30 de setembro para realização de obras de modernização.
As estruturas que terão operações suspensas são: Antero de Quental (sentido Portão), Parolin (sentido Boqueirão/Pinheirinho) e Winston Churchill (sentido Sítio Cercado). Passageiros da estação Antero de Quental poderão utilizar Lindóia ou Dom Ático; os da estação Parolin terão como alternativa o embarque e desembarque na estação-tubo TRE por meio da linha 550 – Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes; já os usuários da Winston Churchill poderão acessar o Terminal Pinheirinho ou linhas locais.
Com a desativação temporária, quatro linhas sofrem impacto direto: 503 – Boqueirão, 550 – Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes, 602 – Circular Sul (anti-horário) e X20 – Portão/Sítio Cercado.
As intervenções integram o programa de revitalização de 69 estações-tubo, que segue até outubro de 2025. O pacote prevê substituição de estruturas metálicas com corrosão, troca de pisos, borrachas e reposicionamento de catracas para ampliar a acessibilidade.
Esse conjunto de obras se soma às 203 estações já revitalizadas entre 2022 e 2024. Durante as reformas, usuários recebem avisos sobre alterações de funcionamento por meio de cartazes afixados nos ônibus.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


