Publicado em: 18 de setembro de 2025
Levantamento técnico vai definir se ligação será por BRT, VLT ou trem semiurbano, com previsão de obras a partir de 2026
ARTHUR FERRARI
Representantes do Governo de Goiás e autoridades do Entorno do Distrito Federal participaram nesta terça-feira (16) da reunião que marcou o início do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para implantação de um corredor de transporte coletivo entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF). O encontro ocorreu na sede da Metrobus, em Goiânia (GO).
A análise será conduzida pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans), que ficará responsável por indicar a modalidade mais adequada para a região. Entre as alternativas em avaliação estão sistemas de BRT, VLT ou trem semiurbano.
O subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Ângelo Pricinote, destacou que os estudos deverão resultar na definição de uma solução capaz de melhorar a fluidez da mobilidade no Entorno. “Esse corredor fará toda a diferença para aquela região. Hoje, os ônibus ficam presos no trânsito e ele vai fluir assim como hoje aqui em Goiânia e na região Metropolitana fluem os veículos nos BRTs Leste-Oeste e Norte-Sul. Então, vamos aplicar o que aprendemos aqui em Goiânia e estudar qual a solução mais viável para aquela região, se é um BRT, se é um VLT ou um trem semiurbano”, afirmou Miguel Ângelo Pricinote.
A previsão apresentada pelo subsecretário é que as obras sejam iniciadas em 2026.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte00