31.8 C
Rondonópolis
quinta-feira, 18 setembro - 19:48
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesPrefeitura de São Paulo autoriza duas viações a instalarem armazenadores de energia...

Prefeitura de São Paulo autoriza duas viações a instalarem armazenadores de energia que reduzem dependência de infraestrutura da ENEL para ônibus elétricos (BESS)


Previsão é de que equipamentos estejam instalados em até 90 dias

ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Prefeitura de São Paulo autorizou nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, duas empresas de ônibus a instalarem um sistema de recarga de ônibus elétricos, que funciona como grandes armazenadores de energia, que prometem reduzir a dependência da infraestrutura da Enel para ônibus elétricos.

A tecnologia dos seis primeiros sistemas encomendados é denominada de BESS (Battery Energy Storage System). São espécies de “no-brake” gigantes que, entre os diferenciais dos atuais sistemas de recarga, vão captando energia da rede, mesmo em baixa tensão, durante o dia, de forma gradual e lenta, para quando os ônibus chegarem à garagem, no final da noite, início da madrugada, carregarem como se estivessem conectados à rede de distribuição, mas a eletricidade já vai estar guardada na garagem.

Cada módulo fornecerá 4,5 MWh de energia elétrica e juntos, os seis equipamentos têm capacidade de carregar 120 ônibus em apenas um ciclo, ampliando a infraestrutura de recarga da cidade.

Entre as vantagens está o fato de não haver uma necessidade imediata de mudar a tensão da rede de média para alta, um dos grandes obstáculos hoje para o avanço da frota de ônibus elétricos. Além disso, se houver algum apagão ou blackout no bairro da garagem, será possível ter energia e não faltar para a recarga nos veículos.

A prefeitura informou que a implantação ficará a cargo da Huawei (empresa chinesa fornecedora do equipamento) e ao grupo Matrix Energia. A administração da capital paulista reforçou que a melhoria nas garagens de ônibus não terá custos para os cofres do município.

Os sistemas serão instalados em até 90 dias nas garagens da A2 Transportes (na Zona Sul), que receberá dois equipamentos e Auto Bless (na Zona Oeste), que contará com quatro.

O Diário do Transporte mostrou que uma dessas viações já testava o equipamento e que o prefeito Ricardo Nunes foi à China para verificar de perto a fabricação.

Relembre:

Nunes da Ásia para o Diário do Transporte: tecnologia que reduz dependência da ENEL, US$ 100 milhões serão só para ônibus chineses e comenta prejuízo de R$ 300 milhões da Mercedes-Benz

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments