34.8 C
Rondonópolis
sexta-feira, 19 setembro - 11:08
- Publicidade -
Publicidade
HomeAgroFalta de chuva deve impactar produção em grande parte do país entre...

Falta de chuva deve impactar produção em grande parte do país entre setembro e novembro


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o CPTEC/INPE e a Funceme, divulgou boletim de prognóstico climático indicando déficit hídrico significativo no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste nos próximos meses, com impactos sobre o desenvolvimento de culturas em maturação e o início do plantio da safra de verão. Os dados foram apresentados durante evento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (18/9), em Brasília.

Segundo o Instituto, esse cenário está relacionado ao rápido resfriamento das águas superficiais do oceano Pacífico observado nas últimas semanas, o que pode sinalizar uma transição para La Niña nos próximos meses.

No Norte, são esperadas chuvas abaixo da média em áreas do Pará e Amazonas, com déficits superiores a 100 mm em setembro. A umidade do solo será baixa em grande parte do Acre, Rondônia e sul do Amazonas, dificultando o cultivo, especialmente da agricultura familiar. No Nordeste, a seca se intensifica no Maranhão, Piauí, Ceará e interior da Bahia, com níveis de umidade abaixo de 30% e chuvas abaixo da média até outubro, afetando as culturas não irrigadas.

No Centro-Oeste, a previsão é de temperaturas acima da média e umidade do solo insuficiente em setembro e outubro, especialmente no leste do Mato Grosso e oeste de Goiás. O déficit hídrico pode prejudicar o milho em maturação e atrasar o plantio da soja. No Sudeste, há risco de escassez de água no norte de Minas, oeste paulista e norte do Espírito Santo, o que pode comprometer o início da safra de grãos e a florada do café. A recuperação da umidade no solo é esperada apenas em novembro.

A Região Sul apresenta cenário oposto, com chuvas acima da média, temperaturas elevadas moderadas e solo com alta umidade, favorecendo as culturas de inverno como trigo, aveia e cevada. Diante do quadro climático, o Inmet alerta para a necessidade de planejamento no calendário agrícola e uso de estratégias de manejo hídrico para mitigar perdas produtivas.



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments