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Jundiaí (SP) encerra audiências e se prepara para nova licitação do transporte coletivo


Sistema atual tem três concessionárias, 92 linhas e 251 ônibus; com 950 contribuições da população, edital será fechado para cidade de 443 mil habitantes

ALEXANDRE PELEGI

Jundiaí, município paulista com cerca de 443 mil habitantes (IBGE 2022), realizou na última quinta-feira, 02 de outubro de 2025, no Terminal Colônia, a terceira e última audiência pública voltada à nova concessão do transporte coletivo urbano. O encontro encerrou o ciclo de debates promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transporte (SMMT), que pretende substituir o atual contrato, vigente desde 2010 e já prorrogado, por um novo modelo de operação do sistema de ônibus.

Hoje, o transporte coletivo da cidade é operado por três concessionárias responsáveis por 92 linhas e uma frota de 251 ônibus. A rede se apoia ainda em sete terminais urbanos interligados — Vila Arens, Central, Colônia, Rami, Hortolândia, Eloy Chaves e CECAP — e atende diariamente milhares de passageiros. As tarifas vigentes em 2025 são de R$ 6,15 no pagamento em dinheiro ou cartão de débito/crédito nos terminais, R$ 5,60 no Bilhete Único Comum, R$ 2,80 no Bilhete Único Escolar, além de tarifa social de R$ 1,00 em domingos especiais.

Durante as três audiências públicas, foram recebidas 950 contribuições da população, que trouxe sugestões e questionamentos sobre a frota, tarifas, acessibilidade, qualidade do serviço, pontos de parada e abrigos. O secretário de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, destacou a importância da participação popular, afirmando que a população de Jundiaí teve a oportunidade de contribuir diretamente para a construção do novo modelo de transporte coletivo e que o compromisso do poder público é assegurar transparência, qualidade e eficiência nos serviços que serão oferecidos aos usuários.

Com o fim da fase de audiências, a SMMT fará a análise das contribuições e, a partir delas, promoverá ajustes na minuta do edital e do contrato de concessão. O novo texto deve contemplar critérios de qualidade, metas de desempenho, obrigações da futura concessionária, mecanismos de fiscalização e regras de revisão tarifária. Na sequência, será publicado o edital definitivo da licitação, etapa que permitirá a apresentação de propostas pelas empresas interessadas. O processo será conduzido pela comissão de licitação, culminando com a homologação, adjudicação e assinatura do contrato. Está previsto um período de transição para adequação da frota e dos sistemas antes da entrada plena da nova concessionária.

O diretor de Transportes, Bruno Palhari, ressaltou que o trabalho da secretaria seguirá fundamentado nas contribuições da população, lembrando que a análise detalhada das sugestões permitirá consolidar um edital que responda às necessidades da cidade e garanta um transporte moderno, acessível, seguro e confortável.

A última audiência contou com a presença dos vereadores Edi Carlos Vieira, Quésia de Luca, José Dias e Dika Xique Xique, além de representantes da sociedade civil e moradores, reforçando o caráter participativo de todo o processo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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