22.6 C
Rondonópolis
sexta-feira, 19 dezembro - 09:42
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesDetro-RJ e PGE-RJ firmam convênio para ampliar ações de combate ao assédio...

Detro-RJ e PGE-RJ firmam convênio para ampliar ações de combate ao assédio moral e sexual no transporte intermunicipal


Foto: Divulgação/Detro-RJ

Parceria firmada durante roda de debates na sede da procuradoria, no Rio, visa fortalecer políticas de acolhimento, capacitação e prevenção dentro das instituições públicas 

YURI SENA

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ) firmaram, nesta segunda-feira, 6 de outubro de 2025, um termo de cooperação para intensificar as ações de combate ao assédio moral e sexual no ambiente institucional e no transporte intermunicipal.

A assinatura do convênio ocorreu durante a conferência “Combate ao Assédio Moral e Sexual”, realizada no auditório da PGE-RJ, no Centro do Rio, como parte da campanha “Não dê Carona ao Assédio”.

O termo foi assinado pelo presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, e pela procuradora Fernanda Mainier, que representou o procurador-geral do Estado, Renan Saad. O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de ações de capacitação, acolhimento e conscientização voltadas à prevenção dessas práticas.

O evento contou com a participação de autoridades, especialistas e servidores dos dois órgãos, que discutiram formas de criar ambientes de trabalho mais seguros e de fortalecer o enfrentamento da violência sexual no transporte público.

Entre os presentes estiveram a chefe de gabinete do Detro-RJ, Bianca Lopes, a ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, a delegada e ouvidora da Polícia Civil, Tatiana Queiroz, a procuradora e presidente da Comissão de Gênero da PGE-RJ, Fernanda Mainier, e Camila de Paula, da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), além de representantes da Setram-RJ e de outras áreas do governo estadual.

Segundo Raphael Salgado, o convênio representa um marco na consolidação de políticas institucionais de proteção e respeito.

“A discussão sobre o combate ao assédio sexual e moral deve ser constante dentro das instituições públicas. Nossa ideia é formar servidores capacitados para contribuir com o fim dessas violências não só no transporte intermunicipal, mas na sociedade como um todo”, destacou.

A ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, reforçou a importância de fortalecer a atuação da ouvidoria no acolhimento das vítimas.

“O combate ao assédio começa com a conscientização e a coragem de não se calar. Ao capacitar nossos profissionais no acolhimento, estamos reforçando as vozes das possíveis vítimas em uma luta que deve ser de todos”, afirmou.

A delegada Tatiana Queiroz, ouvidora da Polícia Civil, complementou:

“Levar o nosso trabalho a locais em que antes ele não estava presente é essencial. Uma política interna fortificada é uma política externa fortificada.”

Campanha “Não dê Carona ao Assédio”

Lançada em 2023, a campanha é uma parceria entre o Detro-RJ, a Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) e a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram-RJ). A iniciativa promove ações educativas e de conscientização, além de ter criado a Ouvidoria da Mulher, dedicada ao acolhimento de vítimas de importunação e assédio.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments